Audiência de acusados de ataques de 11/9 tem início conturbado

Réus retiraram fones e se recusaram a ouvir tradução das perguntas. Khaled Sheikh Mohamed, que planejou os ataques, parecia abatido.

05/05/2012 14:25

A- A+

G1

compartilhar:

A audiência de cinco prisioneiros de Guantánamo acusados de planejar os ataques de 11 de setembro teve um começo difícil neste sábado (5), quando os réus retiraram seus fones de ouvido e se recusaram a ouvir uma tradução das perguntas do juiz.

O réu confesso Khaled Sheikh Mohamed, que planejou os ataques, se recusou a responder as perguntas do juiz sobre se estava satisfeito com os advogados e militares dos Estados Unidos.

"Eu acredito que o sr. Mohamed se recusará a enfrentar o tribunal. Eu acredito que ele está profundamente preocupado com a justiça do processo", disse seu advogado civil, David Nevin.

Mohamed parecia abatido e sua barba tinha um tom avermelhado. Ele usava um turbante branco redondo e túnica branca.

O réu Ramzi bin al-Chaiba se levantou, ajoelhou no chão e rezou no tribunal vigiado por uma fila de guardas em uniformes camuflados, mas não interferiu.
Já o réu Wallid bin Attach foi firmemente amarrado em uma cadeira de restrição após se recusar a comparecer ao tribunal voluntariamente. O juiz o libertou depois que ele prometeu se comportar dentro do tribunal.

Quando todos os réus se recusaram a usar os fones de ouvido que lhes permitiam ouvir a tradução de inglês para árabe das perguntas, o juiz interrompeu a audiência rapidamente e, em seguida, retomou com um intérprete fornecendo tradução que era audível por todo o tribunal.

Mohamed e os demais réus, que podem ser submetidos à pena de morte, enfrentam sete acusações decorrentes dos ataques em 2001, que mataram 2.976 pessoas em Nova York, Washington e Pensilvânia, e levaram os EUA a iniciar uma mortal e custosa guerra global ainda em curso contra a Al Qaeda e seus simpatizantes.

A última aparição dos réus no tribunal havia sido em dezembro de 2008, quando Mohamed se confessou culpado.

Primeira Edição © 2011