Observatório Astronômico do CEPA estará aberto para o fenômeno da Super Lua

Fenômeno deixará a Lua 14% maior e 30% mais brilhante que o normal

04/05/2012 15:20

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

O fenômeno conhecido como o “Lua do perigeu”, ocorre neste sábado (05), nos primeiros minutos em que a Lua surgir na linha do horizonte. De acordo com especialistas, depois de 18 anos a “Super Lua” (SuperMoon) poderá ser novamente vista.

O “perigeu” é o fenômeno em que a Lua mais se aproxima da Terra. Uma Lua Cheia em perigeu se aproxima da TERRA cerca de 50 mil Km, o que a torna mais brilhante e maior. Isso, em relação à “diferença” para as demais luas cheias durante o ano é que a Super Lua terá 30% mais de brilho e estará 14% maior. Esse efeito também refletirá no mar, quando são esperadas marés 5 cm mais altas que o normal.

Para os que queiram observar o fenômeno, a melhor hora para observar a Super Lua é no momento em que ela nasce, na linha do horizonte, por volta das 17h30. Além da praia, onde o efeito da ilusão de óptica irá potencializar o tamanho desta Lua Cheia, o Observatório Astronômico Genival Leite Lima, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA), estará aberto das 19h às 22h para visitações.
 

*com agências. 

Primeira Edição © 2011