Contra os trotes, Samu lança projeto de conscientização

04/05/2012 05:56

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com o objetivo de diminuir o número de trotes e criar vínculos com as comunidades de Maceió, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), apresentou o projeto Jovem Amigo do Samu, na quarta-feira (2), a um grupo de instrutores, que serão multiplicadores de informações sobre a importância do Samu para a sociedade e evitar os trotes.

A iniciativa unirá o Samu e a Secretaria Municipal de Assistência Social através do Programa Projovem Adolescente, que oferece capacitação profissional para adolescentes entre 15 e 17 anos em situação de alto grau de vulnerabilidade social.

“O projeto demonstra a preocupação dos profissionais do Samu e principalmente dos que precisam do nosso serviço e muitas vezes são prejudicados em decorrência dos trotes",ressaltou o gerente do Samu Maceió, Carlos Adriano dos Santos.

Os adolescentes participantes do projeto receberão treinamento básico de primeiros socorros por profissionais do órgão e atuarão em suas comunidades orientando sobre a atuação do Samu, a gravidade do trote e sobre como se comportar em situações de urgência e emergência.

“Com o projeto Jovem Amigo do Samu, a Secretaria Estadual de Saúde busca promover a transformação do adolescente na campanha contra o trote”, conta a assistente social do Samu, Maria Goreti Bastos. “Iremos capacitar estes adolescentes para que se tornem multiplicadores em suas comunidades, ensinando aos colegas e familiares sobre a gravidade do trote”, enfatizou.

Ainda durante a apresentação do projeto, feita para instrutores do Programa Projovem Adolescente, as assistentes sociais do Samu, Ana Lúcia Tojal e Maria Goreti Bastos, apresentaram o funcionamento do serviço e sua importância para a população.

“Esta iniciativa é importante, pois busca integrar o jovem na solução de um problema grave, o trote. O adolescente, através da educação, começa a se conscientizar que um trote pode significar uma vida que não foi salva. Vida que pode ser inclusive a de alguém da própria família”, explicou o orientador social Cássio Costa de Lima.

O instrutor profissional do Projovem, Edson Correia, declarou que a iniciativa é muito interessante porque vai conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância do Samu. “Muitas pessoas não sabem como proceder num acidente. O projeto vai ensinar aos jovens qual o procedimento correto e isso será repassado para sua comunidade”, comentou o instrutor.

O projeto será voltado para jovens participantes dos 38 coletivos do Projovem Adolescente situados nos bairros do Jacintinho, Vergel, Benedito Bentes, Bom Parto, Cruz das Almas e Fernão Velho, funcionando em seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, Cacilda Sampaio, Terezinha Normande, Pitanguinha, Denisson Menezes e Sônia Sampaio.

TROTES - O Samu de Maceió recebeu, nessa quarta-feira (2), 1.316 ligações telefônicas, das quais, 1.003 foram trotes, o que corresponde a 76,22%. Sobre esse percentual, o gerente geral do Samu, Carlos Adriano dos Santos, comentou que “o projeto é mais uma alternativa para mobilizar a comunidade sobre a importância do Samu. De convidar mais instituições parceira para evitar que os trotes sejam feitos diariamente”.
 

Primeira Edição © 2011