Presidente da Codevasf recebe Comenda René Bertholet da Cooperativa Pindorama

Homenagens foram entregues a Codevasf e outras autoridades no dia do trabalhador

03/05/2012 06:32

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) Guilherme Almeida esteve em Alagoas no Dia do Trabalho, 1º de maio, para receber dos cooperados da Cooperativa Pindorama a Comenda René Bertholet, que homenageia o fundador da organização. Além de Guilherme Almeida, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Alagoas Luiz Otávio Gomes e o senador alagoano Benedito de Lira também foram homenageados pela atuação em favor do sucesso da cooperativa. As comendas e homenagens foram entregues pelo diretor-presidente da Cooperativa Pindorama Klécio Santos e pelos demais diretores do empreendimento cooperativista.

A entrega das comendas ocorreu durante a tradicional festa do trabalhador da cooperativa realizada nas instalações da Pindorama, no município de Coruripe (AL), no mesmo dia em que é lembrado o aniversário da morte do fundador da cooperativa. O superintendente regional da Codevasf em Alagoas Luiz Alberto Moreira também prestigiou a entrega das comendas, que contou ainda com as presenças do senador Renan Calheiros, do deputado federal Joaquim Beltrão, do deputado estadual João Beltrão, do prefeito de Coruripe Marx Beltrão, da superintendente da Organização de Cooperativismo do Brasil em Alagoas Márcia Túlio, de secretários municipais e vereadores. O senador Renan Calheiros e a superintendente da OCB/AL receberam placas de homenagem pelo apoio dispensado à atuação da Cooperativa Pindorama.

No local do evento, foram realizadas uma missa em homenagem ao Dia do Trabalho e a apresentação do grupo Pindorama Musical, formado por filhos de cooperados.

“Agradeço pelo reconhecimento de nosso trabalho. Temos um compromisso com o desenvolvimento desta região e traremos a infraestrutura para o sucesso dos trabalhos dos cooperados de Pindorama. Reafirmo aqui que a Codevasf está de braços abertos para iniciativas que promovam o sucesso de empreendimentos como este”, declarou o presidente da Codevasf.

O diretor-presidente da Pindorama agradeceu o apoio da Codevasf ao desenvolvimento da cooperativa e ressaltou a atuação do presidente da companhia em favor da estruturação da região desde quando ocupou o cargo de superintendente regional da Codevasf em Alagoas. “A companhia sempre esteve presente no apoio à Pindorama. Nos anos de 1990, quando Guilherme Almeida era superintende em nosso estado, conseguimos implantar um projeto de irrigação com os menores custos e com excelentes resultados. Hoje temos investimentos da Codevasf que permitirão ligar Pindorama a Penedo, uma estrada que está se tornando realidade, permitindo escoar nossa produção com mais facilidade para centros consumidores do sul e sudeste”, destacou Klécio Santos.

A Codevasf atua para garantir a infraestrutura necessária ao desenvolvimento das ações da Cooperativa Pindorama, considerada um dos maiores exemplos de sucesso em empreendimentos cooperativistas do Brasil. Atualmente a companhia realiza investimentos no valor de aproximadamente R$ 9 milhões para implantação e pavimentação de 9,37 km da estrada vicinal que liga Pindorama aos municípios de Penedo e São Sebastião. A empresa pública do Ministério da Integração Nacional também está investindo pouco mais de R$ 2,7 milhões para recuperação da infraestrutura de uso comum, substituição de tubulações e implantação de irrigação localizada em um projeto de irrigação da Cooperativa Pindorama a partir de um convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri).

A Cooperativa Pindorama também venceu o processo licitatório para concessão do direito real de uso do Perímetro Irrigado do Marituba, implantado pela Codevasf em Penedo (AL). Este processo envolve ainda a estruturação da Cooperativa Marituba (Coomarituba), que atuará no perímetro. A partir de estudos realizados pela Pindorama, foi identificada como estratégia de negócio a bovinocultura leiteira. Para isso, a ideia da Pindorama é a criação de uma bacia leiteira no Baixo São Francisco alagoano, com a implantação de uma fábrica de leite em pó e de leite UHT, que fortaleceria essa cadeia produtiva.  

Primeira Edição © 2011