Municípios ajustam detalhes de consórcio da saúde:

03/05/2012 08:51

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Seguindo uma tendência nacional, Alagoas caminha para criação de um consórcio da saúde. Uma reunião que aconteceu ontem (02), no final da tarde, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), garantiu as últimas alterações do documento que irá formalizar o consórcio. As mudanças se referem à autonomia do poder executivo diante a administração da saúde.

"O Governo Federal já sinalizou que, cada vez mais, os recursos serão enviados por região e não para um município isolado.", afirmou o assessor jurídico da AMA, Ricardo Wanderley.

Após a modificação, o documento será enviado à Câmara de cada município interessado para votação, quando aprovado a segunda etapa da formalização é uma reunião com os prefeitos para a criação do estatuto. O consórcio que inicialmente seria formado apenas pelos municípios do Vale da Paraíba já possui adesão das regiões vizinhas. A AMA apoia o crescimento deste ou de novos consórcios no Estado.

A união de diversos municípios facilitará a compra de medicamentos e a sistematização do atendimento de media e alta complexidade. Segundo o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, o principal objetivo do consórcio é unir forças.

"Vamos analisar o que cada município tem de melhor e o que ele pode oferecer para consorciar", afirmou. "O consorcio só viabiliza melhorias para os municípios, seja no rateio das dispersas, ou para adquirir equipamentos", garantiu Wanderley.

Primeira Edição © 2011