Líder de partido centrista francês diz que votará em Hollande

03/05/2012 13:03

A- A+

Reuters

compartilhar:

O líder do principal partido centrista da França, François Bayrou, anunciou nesta quinta-feira que votará no candidato socialista François Hollande no segundo turno da eleição presidencial, no domingo.

A declaração de Bayrou representa um novo revés para o presidente Nicolas Sarkozy, que tentará se reeleger mas está atrás de Hollande em todas as pesquisas de intenção de voto.

Bayrou, o quinto colocado no primeiro turno da eleição presidencial, com 9,1 por cento, acusou Sarkozy de ter dado um giro em direção à extrema direita na questão da imigração e de abandonar os valores europeus.

"Não vou fazer nenhuma recomendação de voto. Cada um de meus amigos, de meus partidários, vai votar de acordo com a própria consciência", disse Bayrou, dois dias depois de a líder da extrema direita, Martine le Pen, ter dito que não iria apoiar nenhum dos dois candidatos e votaria em branco.

"Eu não quero votar em branco", disse Bayrou em uma coletiva de imprensa. "Isso significaria indecisão. Só me resta então o voto para François Hollande e essa é a opção que eu estou fazendo."

Sarkozy tem entre 5 e 10 pontos a menos que Hollande nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno.

Primeira Edição © 2011