Imbaúba: a árvore do reflorestamento na Mata Atlântica

"Ela é considerada feia e vagabunda, mas as pessoas não sabe a importância ecologica que ela tem", disse ambientalistas sobre a imbaúba

03/05/2012 08:25

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Você conhece a Imbaúba uma das árvores mais importantes do bioma mata atlântico? Muita gente a considerada feia e ‘vagabunda’, mas sua importância ecológica na revitalização do ecossistema é inegável, segundo os especialistas na área.

“Ela é uma árvore importantíssima ecologicamente falando e muita gente não dá o valor que ela merece”, disse o botânico, ecólogo e educador ambiental, Fernando Antonio Vieira Veras, presidente da ONG Movimento Pela Vida de cunho ambiental.

De acordo com Veras, a imbaúba [ou umbaúba ou ambaíba] é uma árvore encontrada em locais de muita água, portanto, apesar de existir várias espécies, não é comum encontrá-la por toda a Mata Atlântica, em Alagoas, por exemplo, existem apenas duas espécies, a imbaúba vermelhou [ou verdadeira] e a imbaúba branca.

Ainda segundo o ambientalista, essa planta é geralmente encontrada em áreas de grande devastação e é justamente nessa questão que está a ‘grande importância ecológica’ da imbaúba.

“Ela é uma planta considerada pioneira da mata atlântica, pois quando a gente tem área desmatada ela é a primeira a chegar”, explicou Veras. “Ela é uma planta que nós chamamos de heliófilas, ou seja, ela adora sol, quando mais sol melhor pra ela. Então, quase sempre, ela vai nascer em áreas degradadas e por isso ela é uma planta muito boa para recuperar o solo”, explicou.

Jessica PachecoSegundo Veras, os principais disseminadores das imbaúbas são os pássaros, pelo dia, e os morcegos à noite, pois essas espécies se alimentam do fruto adocicado da planta e entre outros processos de alimentação, defecam as sementes em regiões de muito sol.

“Como ela gosta de sol, a planta cresce com uma rapidez incrível, depois disso a planta começa a soltar as folhas e forma uma espécie de cama em volta e, quando os pássaros, vem se alimentar em suas sementes, eles defecam as sementes de outras plantas que haviam ingerido e, sobre a meia sombra da imbaúba, vão crescendo outras espécies de árvores”, explicou o processo de reflorestamento natural feito pelos pássaros e a imbaúba.

A parte mais curiosa desse processo está no período de sobrevivência a imbaúba. “Raras são as imbaúbas que continuam dentro da mata”, disse Fernando, pois de acordo com ele, após o crescimento das outras espécies, as imbaúbas vão sendo cobertas pelas sombras e morrem. “Elas ‘chamam’ os outros seres e espécies da Mata Atlântica e depois morrem”, disse.

Dessa forma, conforme o ambientalistas, as imbaúbas costumam viver cinco anos, no máximo 15 anos e por isso não são utilizadas para arborização. Além disso, aidna a questão da quantidade de formigas encontradas nessa planta. “Não é uma planta muito boa para se colocar perto das pessoas, pois dentro dela, que é oca, há formigas vermelhas que mordem e dói muito”, disse Veras.

Imbaúba, na linguagem indígena, significa ‘pau que leva água’ e era exatamente dessa forma que os índios utilizavam o tronco da imbaúba.

Primeira Edição © 2011