Bebê que nasceu com apenas 360 gramas tem alta de hospital

03/05/2012 05:42

A- A+

Yahoo.com

compartilhar:

Carolina Terzis veio ao mundo com 27 centímetros e apenas 360 gramas. Ao descrever as primeiras horas da filha, o mecânico Thiago Fernandes, de 31 anos, compara a finura do dedo de Carol a um cotonete. Depois de quase seis meses de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de "muita luta", como definiram os pais, ela teve alta nesta quarta-feira (02). Para a equipe médica do Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, na Grande BH, trata-se do menor bebê que conseguiu sobreviver no Brasil.

Carolina saiu do hospital com 3,365 quilos e 47,5 centímetros. Segundo os médicos que a atenderam, bebês com menos 400 gramas têm pouquíssimas chances de sobreviver. Entre 500 e 750 gramas, as chances sobem para entre 30% e 40% e a criança tem 60% de chances de ter sequelas. Para o chefe do Centro de Terapia Intensiva (CTI) Pediátrico e Neonatal do Vila da Serra, Marcus Jannuzzi, a vontade de viver da criança e o trabalho multidisciplinar da equipe, que incluiu fisioterapeutas e psicólogos, fizeram a diferença no caso de Carol. De acordo com médicos, apenas 138 bebês conseguiram sobreviver no mundo com menos 400 gramas.

Carol passou por várias cirurgias, como uma ligadura do canal arterial. Apesar de formados, os órgãos do bebê não conseguiam funcionar normalmente. Ela recebia nutrição por sonda e via venosa, além de respirar com ajuda de aparelhos. Ainda terá a ajuda de um cilindro de oxigênio nas primeiras semanas em casa, mas, para os pais, o pior já passou:

- Fazíamos visitas diárias. Cada 10 gramas engordados eram comemorados como se fossem um quilo - relata a mãe, a psicóloga Alexandra Terzis, de 32 anos. Em novembro, ela teve uma crise de hipertensão e, levada ao hospital, teve Carol aos cinco meses de gravidez. Ela só viu a filha depois de cinco dias. Enquanto isso, o pai se revezava entre os quartos da mulher e da filha.

Orgulhoso pela recuperação, Fernandes repetiu o peso da filha cinco vezes ao longo da entrevista. Segundo ele, os médicos disseram que ela pode ter sequelas, como doenças respiratórias, mas pode também não sofrer consequências por ter nascido prematura. Por ora, a recomendação é de que faça o acompanhamento médico e não receba muitas visitas.
A mãe segurou Carol pela primeira vez apenas quando a garota fez três meses:

- Fiquei impressionada com o quanto era frágil fisicamente, mas principalmente com o quanto conseguiu ser forte para lutar pela vida. Agora, minha filha tem duas datas de aniversário: 16 de novembro, o dia do parto, e hoje (quarta-feira), dia em que deixou o hospital.

Primeira Edição © 2011