Pesquisa de escola estadual em Arapiraca vai para Fórum Científico em Londres

02/05/2012 07:31

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Uma pesquisa sobre a extração dos corantes amarelo e azul dos frutos verdes do jenipapo, desenvolvida pelas alunas Gleysse Taynar Gomes e Mikaelle Arielle de Lima e coordenada pela professora Nadja Alves, da Escola Izaura Antônia Lisboa, em Arapiraca, foi selecionada para representar Alagoas no London International Youth Science Forum. O evento, que ocorre de 16 a 30 de agosto, na universidade Imperial College, em Londres é o maior fórum científico juvenil do mundo.

Inicialmente, a pesquisa seria apresentada na 26ª Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia, realizada na cidade de San Juan de Ambato, no Equador, 24 a 28 deste mês. No entanto, na semana passada, a professora Nadja Alves recebeu ligação de representantes da Rede do Programa Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC), informando que o grupo havia sido selecionado para compor a delegação brasileira no fórum londrino.

“Eles nos ligaram dizendo que, em virtude da qualidade da pesquisa, ela tinha condições de ser exposta em um evento de maior porte”, conta a professora Nadja Alves. “Por isso, no lugar do Equador, o projeto foi escolhido para ser apresentado no fórum no Reino Unido”.
A notícia surpreendeu as duas estudantes, que não escondem a alegria ao falar do assunto. Mikaelle diz que ficou sem palavras ao saber da mudança de planos. “Já tinha ficado feliz em apresentar o projeto no Equador, mas em Londres será uma experiência ainda mais incrível. Será a oportunidade de conhecer novas culturas”, ressalta.

Já a sua colega, Gleysse fala da responsabilidade de participar do evento. “É um orgulho representar Alagoas em um fórum internacional. E para fazer este trabalho, pesquisamos muito, e tivemos sempre o acompanhamento e orientação da professora Nadja”, conta.

Apoio

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, recebeu a professora Nadja e as estudantes Gleysse e Mikaelle. Ele parabenizou o trio pelo êxito da pesquisa e garantiu o apoio da SEE para a viagem de Londres.

Soares também elogiou o desempenho da professora Nadja na coordenação do projeto de pesquisa. “A educação tem o poder transformador e o professor dedicado desperta no aluno o interesse pelo estudo, estimulando o aprendizado de forma criativa e alcançando bons resultados, mesmo em situações adversas. O exemplo da professora Nadja é inspirador pra todos nós que temos como objetivo maior fazer uma educação de qualidade”, frisou Adriano.

O secretário também se colocou à disposição para ajudar o grupo a patentear a técnica de extração de corantes naturais utilizada na pesquisa. Até então, só se conhecia a possibilidade de extração de corante azul do jenipapo, mas a pesquisa constatou que as sementes do fruto podem ser usadas para gerar a coloração amarela.

O Fórum

Durante quatorze dias, o Fórum do Reino Unido vai reunir a elite científica em Londres. Os participantes terão acesso à apresentação de projetos e palestras dos cientistas mais renomados do mundo. A programação inclui visitas a museus, instituições de pesquisa científica e estudo de temas de vanguarda com especialistas internacionais. Estudantes de mais de 50 países estarão presentes ao evento.  

Primeira Edição © 2011