Hotel subaquático é a inovação de Dubai

Ilhas artificiais em formato de palmeiras e de mapa do mundo também fazem parte

02/05/2012 14:59

A- A+

R7

compartilhar:

O endividado estaleiro do Dubai World , o conglomerado que desencadeou a crise da dívida em Dubai quatro anos atrás, fechou um acordo nesta quarta-feira (2) com uma empresa suíça para construir hotéis subaquáticos.

Apenas um mês depois de ter buscado proteção contra a insolvência em Dubai e Cingapura, para reestruturar uma dívida de R$ 4,2 bilhões (U$ 2,2 bilhões), o estaleiro Drydocks World revelou um acordo com a BIG InvestConsult, que detém os direitos da tecnologia, para construir o World Discus Hotel.

O empreendimento, que abrange um edifício subaquático em forma de disco conectado com um outro disco na superfície da água, será custeado pelo BIG, que está atualmente em conversações com outros investidores. A Drydocks se define como única neste nicho.

- A Drydocks and Maritime World é apontada como a empreiteira exclusiva para a construção dos hotéis e cidades flutuantes, um novo conceito no Oriente Médio.
As empresas disseram que dois empreendimentos com cinco hotéis conectados estão sendo planejados para o Oriente Médio. A firma suíça tem como alvo a costa de Dubai e Abu Dhabi. Khamis Juma Buamim, presidente da Drydocks World, concedeu mais informações.

- Estamos na etapa de design e elaboração do projeto... É o mesmo conceito das plataformas. Este projeto tem sete diferentes tipos de design e varia de 50 milhões de dólares a 120 milhões de dólares (para cada um). O valor varia conforme o design.

Projetos extravagantes foram a marca de Dubai durante o período de astronômica expansão nos anos 2002-2008.

O emirado tem ilhas artificiais em formato de palmeiras e até mapa do mundo, e também se orgulha de ter a mais alta torre do planeta e um circuito de ski indoor.

Essas obras, destinadas a projetar Dubai, foram erguidas à custa da alavancagem de grande quantidade de fundos, o que quase levou à ruína do emirado depois da crise financeira mundial, em 2008.

No entanto, Dubai vem se recuperando graças aos negócios de turismo, comércio e logística, beneficiando-se de seu status como paraíso em meio às revoltas da Primavera Árabe.

Primeira Edição © 2011