Hemoal implanta novo aparelho para captar plaquetas por aférese

Equipamento irá proporcionar maior eficiência e comodidade aos doadores voluntários do Sistema Único de Saúde (SUS)

02/05/2012 07:01

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Investindo em equipamentos de última geração para facilitar a doação de plaquetas por aférese – que requer a intervenção de uma máquina para separá-las das hemácias e do plasma –, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) implantou um novo aparelho de captação nesta quarta-feira (30). Adquirido em regime de comodato junto à empresa Comércio Exportação e Importação de Materiais Médicos, ele está orçado em US$ 80 mil, e irá proporcionar maior eficiência e comodidade aos doadores voluntários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir de agora, a punção será feita como a doação de sangue convencional, que ocorre em apenas um braço, ao contrário do procedimento anterior, quando os dois eram puncionados. Além do conforto e comodidade para os doadores, o novo aparelho é portátil, possui um painel de controle em língua portuguesa e pode ser transportado para outra unidade de saúde, segundo explicou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Para operacionalizar o novo aparelho, duas enfermeiras do Hemoal foram treinadas pela empresa Haemonetics, que irá fornecer os kits sorológicos para a coleta de plaquetas. “Com este novo equipamento teremos mais qualidade no procedimento de doação de plaquetas por aférese e os voluntários terão maior comodidade, pois não ficarão com os dois braços ocupados. Quanto aos profissionais, eles terão maior facilidade para manipular o equipamento, que inclusive ocupa um espaço menor, se comparado ao utilizado anteriormente”, explicou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Ela esclarece que, ao realizar a doação de plaquetas por aférese, o voluntário estará salvando pacientes em situação de extrema fragilidade, a exemplo dos pacientes com dengue hemorrágica, queimaduras e Aplasia, que são submetidos à quimioterapia. “As plaquetas são indicadas para pacientes com essas patologias porque elas são imprescindíveis para auxiliar na coagulação sanguínea, além de evitar as hemorragias”, observou.

Procedimento seguro – Ainda de acordo com a diretora, o procedimento é totalmente seguro e não há risco de contaminação para os doadores, já que o Hemoal atende a todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Com isso, o doador tem a garantia de que não sofrerá nenhum mal à sua saúde”, assegurou.

Verônica Guedes esclareceu que a doação de plaquetas pode ser realizada pelo método convencional, mas salientou que o processo é demorado e complexo. Situação que inviabiliza o salvamento de muitas vidas, uma vez que, na maioria das vezes, grande parte dos pacientes não pode esperar mais de um dia para receber a transfusão de plaquetas.

Critérios para doação – Assim como a doação de sangue convencional, a realizada por aférese também requer que o voluntário tenha entre 16 e 60 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg e boas condições de saúde. O doador também não pode ter contraído doença de Chagas, sífilis, hepatite e HIV, além de apresentar um documento de identificação com foto no momento do cadastro.

"No entanto, ao contrário da doação de sangue convencional, antes de ser submetido à aférese, o voluntário realiza todos os exames sorológicos. Caso esteja com algum problema de saúde, ele já será encaminhado para realizar o tratamento, sem que venha a realizar a doação, por está impossibilitado", ressaltou a diretora do Hemoal.

Doação - Enquanto a doação de sangue convencional dura, em média, 30 minutos, a realizada por aférese dura cerca de 90 minutos, sem trazer nenhum prejuízo à saúde do doador. "Em comparação com a doação convencional, a por aférese é importante porque o número de plaquetas é maior, beneficiando mais receptores e tornando menos exaustiva a procura por doadores de tipagens sanguíneas raras, a exemplo do B Negativo", evidenciou Verônica Guedes.

Ela esclarece que, na coleta de sangue habitual, é retirada cerca de 450ml de sangue e a bolsa é encaminhada para um laboratório. O liquido é separado em concentrado de hemácias, plasma, fatores de coagulação e as plaquetas, que são armazenadas a uma temperatura de 20 a 24 °C e sob agitação constante por 3 a 5 dias, enquanto que o sangue convencional tem validade de até 30 dias.

Segundo ela, os doadores por aférese não têm motivos para temer o processo, já que em 72h as plaquetas retiradas do organismo são respostas. "Razão pela qual, no intervalo de duas semanas, o voluntário já pode se candidatar para realizar uma nova doação, que pode ser agendada por meio do telefone (82) 3315 2109", reiterou Verônica Guedes.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011