Governo de Alagoas disponibiliza R$ 3 milhões para municípios afetados pela seca

Entre as principais ações do governo estão: construção de poços artesianos, fortalecimento da operação, carro-pipa e financiamento de produtos agrícolas.

02/05/2012 10:22

A- A+

Mickaell Clygens - Estagiário

compartilhar:

Considerada a pior seca em 15 anos, o governo de Alagoas, em nome do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), realizou nesta quarta-feira, 02, no Palácio República dos Palmares, uma reunião com os prefeitos dos municípios de Alagoas. O objetivo do encontro era discutir as melhorias para os 33 municípios afetados pela seca com o programa bolsa-estiagem. Também estiveram presentes representantes do setor produtivo rural.

Entre as principais ações que o governo disponibilizará aos municípios estão: construção de poços artesianos, fortalecimento da operação, carro-pipa e financiamento de produtos agrícolas. 

Conforme o coronel e comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Pinto Sampaio, o exército estará a total disposição na distribuição da água para favorecer a todos os municípios afetados pela seca.

“A principal função do exército alagoano será a distribuição de água, os famosos carro-pipa. Estamos a total disposição do governo para ajudar a esses municípios a saírem do quadro da seca e por fim levar água a esses alagoanos”, falou o comandante.

De acordo com o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, o primeiro passo foi dado com a aprovação do crédito emergencial de condições especiais para o setor produtivo do semiárido. 

“Com juros de 1%, os agricultores terão acesso a qualquer tipo de financiamento dos produtos agrícolas que possibilitarão a continuidade do trabalho no semiárido”, disse o governador. 

Na semana passada, o governador assinou junto ao Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Condel/Sudene), a liberação de R$ 3 milhões para as primeiras medidas de combate à seca. 

“Esse valor é inicial, ainda teremos muito que fazer para mudar o cenário de Alagoas na questão da seca. Pretendemos junto ao executivo manusearmos os demais valores que ainda virão na questão da bolsa-estiagem e fiscalizar sempre. Nenhum alagoano ficará sem receber essa bolsa-estiagem”, concluiu.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011