Desemprego na zona do euro mantém recorde de alta para março

02/05/2012 12:59

A- A+

Reuters

compartilhar:

O desemprego na zona do euro subiu para 10,9 por cento em março, conduzido por altas na Itália e na Espanha, o que manteve o recorde de alta de 15 anos atrás, segundo dados divulgados nesta quarta-feira.

A taxa de desemprego nas 17 nações usando a moeda comum subiu 0,1 ponto percentual em relação a fevereiro, como previsto por economistas consultados pela Reuters.

A taxa de desemprego também ficou em 10,9 por cento em fevereiro, março e abril de 1997. A taxa nunca subiu acima disso desde o início de 1995.

Nos 27 países da União Europeia, o desemprego ficou estável em 10,2 por cento, equivalente a cerca de 24,8 milhões de pessoas.

Vários países da zona do euro já estão em recessão ou prestes a entrar.

Alguns países europeus são ameaçados por uma espiral negativa de medidas de austeridade, impostas aos governos por causa da crise da dívida, que prejudica a confiança dos consumidores e dos empresários e também o crescimento, além de exigir mais cortes orçamentários.

A Espanha entrou novamente em recessão no primeiro trimestre, de acordo com dados divulgados na segunda-feira. A taxa de desemprego do país atingiu 24,1 por cento em março, um nível que não era visto desde 1986.

Dentro da zona do euro, o desemprego também subiu em Chipre, Itália, Holanda e Portugal; ficou estável na Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Luxemburgo e Malta e caiu na Áustria, Irlanda, Eslováquia e Eslovênia. Não havia dados para Estônia e Grécia.

Primeira Edição © 2011