Com parapente, Greenpeace invade central nuclear francesa

02/05/2012 05:25

A- A+

Terra

compartilhar:

Dois militantes do Greenpeace foram detidos nesta quarta-feira depois que um deles sobrevoou e entrou com um parapente motorizado na central nuclear francesa de Bugey (centro-leste), quatro dias antes do segundo turno da eleição presidencial francesas.

A ação do Greenpeace tem como objetivo levar ao debate a segurança das centrais nucleares francesas, a poucas horas do esperado debate televisivo entre os dois candidatos ao Eliseu, o presidente conservador Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande.

A polícia informou que um militante de Greenpeace sobrevoou a central, lançou um fumígeno e pousou dentro da instalação, onde foi detido. O segundo militante foi detido do lado de fora da central, sob a suspeita de ter guiado o piloto do parapente.

O grupo de defesa do meio ambiente anunciou que o objetivo da "ação é enviar uma mensagem aos dois candidatos da eleição presidencial, que negam o risco nuclear". "Queríamos ilustrar o perigo de uma agressão externa, como a queda de um avião", declarou à AFP Sophia Majnoni, diretora para questões nucleares do Greenpeace França.

Atualmente a França obtém 75% da energia elétrica dos 58 reatores distribuídos por 19 usinas nucleares.

Primeira Edição © 2011