Obama faz viagem surpresa ao Afeganistão para assinar pacto de segurança

01/05/2012 14:54

A- A+

Folha.com

compartilhar:

Sob intensa segurança o presidente dos EUA, Barack Obama, viajou ao Afeganistão nesta terça-feira.

Ele foi ao país assinar um acordo para consolidar os compromissos de segurança dos EUA depois da retirada dos soldados americanos.

A previsão é que as tropas americanas saiam do país em 2014, 13 anos após o início da guerra.

O Air Force One pousou na base americana de Bagram, a 50km de Cabul, na noite desta terça-feira, um ano depois do assassinato de Osama Bin Laden no Paquistão.

Repórteres que viajavam com o presidente tiveram que manter segredo sobre a viagem por questões de segurança até que Obama chegasse a capital Cabul, onde se encontra com o presidente afegão Hamid Karzai para assinar acordos para o pós-guerra no país.

O discurso de Obama será sobre o acordo de parceria estratégica e deve pôr ênfase em seus planos de encerrar a cara e impopular guerra no Afeganistão, onde cerca de 3.000 soldados dos EUA e da Otan morreram desde que o país foi invadido em 2001.

Depois de um aumento das tropas dos EUA, ordenado por Obama no final de 2009, as forças americanas e da Otan conseguiram enfraquecer os militantes do Taleban, mas o movimento extremista islâmico que governou o Afeganistão antes da invasão está longe de ser derrotado.

O republicano Mitt Romney, provável adversário de Obama na eleição de novembro, criticou o motivo da ida do presidente ao Afeganistão, dizendo que o cronograma para a retirada só vai encorajar os terroristas e que poderá deixar o país vulnerável a um retorno ao poder do Taleban.

BIN LADEN

A campanha eleitoral de Obama dá grande destaque à morte de Bin Laden, o mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001 que culminaram na guerra do Afeganistão, e a visita do presidente ao país nesta data simbólica irá reforçar essa mensagem.

Os republicanos têm criticado essa postura e dizem que Obama tem politizado a morte de Bin Laden.

Primeira Edição © 2011