Centro de Referência auxilia na saúde do trabalhador

O espaço é aberto para a todos os membros do setor privado ou particular

01/05/2012 05:55

A- A+

Marcos Filipe Sousa

compartilhar:

Muitos trabalhadores desconhecem a existência de um órgão público especifico que cuida do seu bem estar. Os Centros de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) são unidades especializadas no atendimento da saúde do trabalhador. Em Maceió existe um centro deste tipo localizado no bairro do Farol.

Entre os principais serviços disponibilizados está a assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho; a realização promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores e a investigação das condições do ambiente de trabalho utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária. No local, o trabalhador conta com uma equipe especializada com psicólogos, médico, engenheiros de segurança e assistente social.

O espaço é aberto para a todos os trabalhadores, seja do setor privado ou particular. Inclusive o desempregado acometido de doença relacionada ao trabalho realizado. Para isso, o interessado deve levar a carteira de identidade, carteira profissional, exames, laudos e atestados médicos relacionados com a doença ou acidente de trabalho.

A equipe faz um diagnóstico do estado de saúde do usuário. Se for constatada a relação da doença com o trabalho, ele é atendido no ambulatório de saúde do trabalhador, caso contrário, é encaminhado a outros serviços da Rede SUS.
 

Primeira Edição © 2011