Gincana de Limpeza do Rio Jequiá acontece nesta terça-feira

Ação vai envolver pescadores do município de Jequiá da Praia; atividades terão início às 8h

30/04/2012 13:54

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O clima de competição em prol do meio ambiente vai tomar conta do município de Jequiá da Praia no feriado desta terça-feira (1º), Dia do Trabalhador, quando acontece a III Gincana de Limpeza do Rio Jequiá. Mais de dez barcos devem entrar no rio, cada um com uma equipe formada por três pescadores, com o objetivo de fazer a retirada de lixo das águas. A ação tem início às 8h e prossegue durante toda a manhã.

A gincana é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Associação Humanitária e Ambientalista de Jequiá da Praia, e vai premiar as seis equipes que conseguirem tirar as maiores quantidades de lixo do rio. Cada membro das três primeiras colocadas receberá uma bicicleta. Já os integrantes do 4º, 5º e 6º lugar vão receber uma premiação surpresa.

Além da retirada do lixo das águas, a gincana também contará com uma oficina de reciclagem, que acontecerá na Praça Multieventos. Nela, parte do material retirado do Rio Jequiá pelas equipes de pescadores será transformada em objetos úteis ao dia a dia.

“Esperamos contar com a participação de muitas crianças, mas qualquer pessoa pode participar e aprender a reaproveitar materiais como garrafas pet”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Mateus Gonzalez, ressaltando que durante a oficina haverá distribuição de brinquedos.

As inscrições para participar da gincana foram encerradas neste domingo. Os alimentos arrecadados serão destinados a famílias carentes do município. De acordo com Rômulo Barbosa, presidente da Associação Humanitária e Ambientalista de Jequiá da Praia, na última edição do evento, em 2011, a quantidade de lixo retirada das águas do rio deu para encher quase duas caçambas. Para esse ano, a expectativa é que essa quantidade seja ainda maior.

“Mais de dez barcos devem entrar no rio para fazer a limpeza. As equipes serão formadas por três componentes, dos quais dois sairão do barco para fazer a retirada dos resíduos e um ficará no barco junto com um fiscal, que vai acompanhar todo o trabalho realizado por eles. Esperamos retirar o equivalente a três caçambas de lixo”, conta Rômulo.

A III Gincana de Limpeza do Rio Jequiá será iniciada às 8h, com concentração no campo de futebol da Lagoa. As equipes participantes irão percorrer o Rio Jequiá até a foz, em Duas Barras. A previsão é que os pescadores cumpram o percurso até o meio dia.

Primeira Edição © 2011