Editorial desta semana: Cadeia para os corruptos

30/04/2012 04:49

A- A+

Jornal Primeira Edição

compartilhar:

A onda de corrupção que assola o Brasil, de canto a canto, está a exigir uma tomada de posição da sociedade. Não, em forma de manifestação isolada, de protesto segmentado, mas de reação coletiva através dos meios de comunicação. O povo precisa gritar mais alto, cobrar leis mais severas tanto para punir os que desviam os recursos públicos, quanto para inibir os que intentam fazê-lo.

A informação publicada com destaque neste jornal de que a roubalheira na gestão pública drena quase R$ 70 bilhões anuais através dos ralos da corrupção, estarrece e revolta a população, num país onde o governo reconhece a existência de 16 milhões de pessoas vivendo em condições de absoluta miserabilidade.

Mas a grande vítima é a sociedade, o conjunto social que trabalha, produz e paga impostos o ano todo, sem que haja uma contrapartida à altura do sacrifício geral, exatamente porque uma fatia ponderável do bolo tributário, que deveria ser aplicada em obras e projetos sociais, acaba sendo desviada por bandidos de colarinho branco e engomado.

Cabe à sociedade exigir a aprovação de leis eficazes para punir e inibir a roubalheira, mas cabe também, a cada cidadão, fazer a sua parte nos períodos eleitorais, excluindo da vida pública, com a guilhotina do voto, os que atacam o Erário de forma insidiosa, os que enriquecem ilicitamente, os que vivem a demonstrar que, infelizmente, aqui no Brasil, roubar é um crime que compensa.

A propósito, a comissão de juristas que prepara a reforma do Código Penal acaba de aprovar, no Senado, a criminalização do enriquecimento ilícito. Que a mudança se opere, rápido, e a Justiça comece a mandar para a cadeia os ladrões do dinheiro público.
 

Primeira Edição © 2011