Crime Ambiental: Moradores do Riacho Doce denunciam queimadas constantes em mata de encosta

Área de encosta é considerada área de preservação permanente (APP). Crime já foi denunciado ao IMA e a SEMPMA

30/04/2012 09:03

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Mais uma denúncia de crime ambiental chega ao conhecimento do Portal Primeira Edição. Dessa vez, o palco da violência contra a natureza é bairro de Riacho Doce, no litoral Norte de Maceió. Queimadas de lixos em área de preservação permanente (APP) vem prejudicando moradores e a mata atlântica existente no local.

Segundo o denunciante, em Riacho Doce, mais precisamente na Rua Santa Joana, constantemente ‘vândalos’ ateiam fogo em lixos acumulado na base da encosta e muitas vezes esse fogo passa para a mata fixadora da encosta e queima tudo por completo.

Ainda de acordo com a denúncia, grande parte dos moradores é contra a ação e já há algum tempo encaminha denúncias aos órgãos fiscalizadores, mas ninguém nunca foi ao local. Conforme os moradores do local, o mesmo acontece com o Corpo de Bombeiros que constantemente é acionado para combater as chamas e não aparece.

Matas de topo de morro, de encostas e matas ciliares são consideradas perante a constituição brasileira como áreas de preservação permanente (APP), portanto queimadas nessas áreas são consideradas crimes ambientais e devem ser fiscalizados pelos órgãos competentes.

Essa denúncia já foi encaminhada ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) e agora aguarda resposta dos órgãos.


 

Primeira Edição © 2011