RPPN Osvaldo Timóteo recebe reunião do Conselho Gestor da APA de Murici e participa de lançamento do Projeto Conhecer Para Preservar do IMA

27/04/2012 05:41

A- A+

Redação com divulgação

compartilhar:

A reserva de particular de patrimônio natural (RPPN) Osvaldo Timóteo, em São José da Laje, recebeu a 6ª reunião ordinária do Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) de Murici, onde foi lançado o ‘Projeto Conhecer Para Proteger’ e se apresentou o calendário de ações do Projeto em outros nove municípios alagoanos. A reunião contou com a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e policias do Batalhão Ambiental (BPA).

A primeira ação do Projeto Conhecer Para Proteger foi realizada na Escola Municipal Maria do Rosário Cavalcante, no bairro doe Cubatão em São José da Laje. De acordo com a vice-presidente da APA, Jacineide Maia, que também é secretária de Cultura do município, foi uma honra começa importante ação justamente em São José da Laje e na Escola que leva o nome da mulher lajense refenrecia de dignidade, honradez , intelectual que muito contribuiu para escrever a história da Cultura da cidade.

Cerca de 90 pessoas , entre funcionários e estudantes, participaram da ação. O objetivo do projeto é realizar atividades e palestras voltadas para as questões de educação ambiental e visando proteger a APA de Murici, o IMA lançou o projeto, promovendo gincanas, oficinas, exposição e palestra fazem parte do calendário de atividades que deverão envolver 10 municípios.

VETA TAMBÉM

Ecologista Osvaldo Timóteo recebe homenagem no dia do Planeta Terra;

Primeira Edição visita Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo em São José da Laje;

São José da Laje recebe autoridades de Estado na Reserva Osvaldo Timóteo

“A APA de Murici possui 116.100 hectares e foi criada pela Lei nº 5.907/1997, com o objetivo de promover a conservação das características dos ambientes naturais e o ordenamento da ocupação do uso solo”, explica Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação do IMA.

É possível haver mais cuidado quando há mais conhecimento. Com essa idéia e a necessidade de sensibilizar um maior número de pessoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) lançou o Projeto Conhecer Para Proteger a Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici. Gincanas, oficinas, exposição e palestra fazem parte do calendário de atividades que deverão envolver 10 municípios.

“A participação da população é muito importante, entre técnicos, estudantes e representantes do Conselho e do município, tivemos aproximadamente 150 pessoas participando do dia de atividades. São elas que deverão estimular o envolvimento de mais gente e nos ajudar nesse trabalho de proteção”, argumentou Alex Nazário.

Pela manhã, além da reunião e da palestra, houve uma exposição feita por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e uma gincana com 65 crianças e adolescentes – entre seis e 13 anos de idade – estudantes da Escola Municipal de ensino Maria do Rosário Cavalcante, daquele município.

“Os estudantes brincam com os jogos educativos que estimulam a integração entre eles e a conservação ambiental”, explica Fernando Veras, diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA.

À tarde, Conselheiros e estudantes, participaram da oficina de produção de brinquedos e outros objetos a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis. “A ação conjunta das duas diretorias é parte da estratégia de estimular a participação, principalmente com o foco na educação ambiental”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA”.

Os alunos que participaram da gincana vão participar de uma aula a bordo do barco-escola do IMA para conhecer o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba,agendado para maio.
Nos meses de abril e maio, as gincanas continuam nos outros nove municípios: Flexeiras, Ibateguara, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Messias, Joaquim Gomes, Novo Lino Branquinha e Murici.

Primeira Edição © 2011