Nonô vai conferir limpeza no Baldomero Cavalcanti

27/04/2012 14:06

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Na manhã desta sexta-feira (27), o vice-governador José Thomaz Nonô, acompanhado do superintendente-geral da Administração Penitenciária, coronel Carlos Luna, visitou a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira para vistoriar a limpeza feita pela empresa Limpel no local. Foram mais de 20 caçambas de lixo retiradas do presídio e a empresa se comprometeu a fazer uma limpeza mensal no Baldomero.

“Estamos aqui para conferir pessoalmente o estado físico do presídio e vamos trabalhar para dar melhores condições de vida aos reeducandos. De imediato já se vê os efeitos, como a recuperação da área de lazer e o campo de futebol. Vamos resgatar não somente a estrutura física, mas a dignidade desses presidiários”, afirmou Nonô.

Para ao superintendente-geral, foi iniciada uma nova etapa na penitenciária. “O processo de limpeza reduziu a tensão no sistema. Agora é trabalhar na manutenção da limpeza que também será feita pelos reeducandos que trabalham no presídio”, disse o coronel Luna.

Na oportunidade, Thomaz Nonô conheceu o novo módulo de segurança, que está em fase de conclusão da reforma e irá abrigar cerca de 190 presos, e o Centro de Educação e Capacitação do presídio, onde são oferecidas aulas de alfabetização e oficinas de artesanato. Lá, o vice-governador foi presenteado com um tabuleiro de xadrez produzido pelos reeducandos.

Thomaz Nonô também conversou com os reeducandos e expôs o projeto de mutirão para as melhorias do sistema penitenciário. Nonô ressaltou que o Governo está viabilizando uma série de iniciativas com o objetivo amenizar as deficiências do sistema penitenciário alagoano.

“Estou pessoalmente engajado neste processo para as melhorias do sistema. Já recebi o retorno das faculdades que disponibilizarão estudantes que estão concluindo os cursos para prestarem serviços jurídicos e de assistência médica e odontológica. Já os representantes da construção civil irão doar materiais e mão de obra para a recuperação dos módulos”, explicou Thomaz Nonô.

O vice-governador ressaltou ainda que aproximadamente 30 empresas do setor da construção civil irão colaborar com o projeto, e o mutirão deverá andar em ritmo acelerado. “A sociedade alagoana está de parabéns pela resposta rápida que está dando. 

Em 15 dias o presídio ficou limpo, os presos colaboraram e agora vamos começar a fluir o processo de recuperação dos módulos danificados. Juntos, vamos dar melhores condições de vida, saúde e lazer para a ressocialização. Temos que pensar num presídio seguro, que reeduque. Isso irá dar resultados positivos para toda a sociedade a curto prazo”, declarou.

De acordo com André Luiz, diretor-geral da penitenciária, a recuperação de um módulo de segurança leva cerca de 100 dias. Segundo o vice-governador, na próxima semana a superintendência penitenciária irá se reunir com os representantes da construção civil para tratar da logística das doações e do início das obras de recuperação dos módulos de segurança.

O vice-governador destacou a importância da contribuição das instituições públicas e privadas para a iniciativa, que contribuem para a humanização no ambiente interno dos presídios. 

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), existe a necessidade de recuperação de 48 celas. Materiais como insumos gerais, ferragens, hidrossanitários e elétricos serão doados para viabilizar o projeto de reforma do presídio Baldomero Cavalcanti.

“A ideia do mutirão é prestar serviços emergenciais com ações pontuais que resgatem a dignidade da população carcerária", afirma José Thomaz Nonô.
 

Primeira Edição © 2011