Marcos Santos retira tornozeleira e pode voltar a Traipu

Justiça atendeu pedido da defesa do gestor e Santos deixará de usar equipamento de monitoramento por 15 dias

27/04/2012 05:14

A- A+

Thayanne Magalhães

compartilhar:

O desembargador Otávio Praxedes decretou que o prefeito afastado de Traipu, Marcos Santos (PTB), poderá ficar sem a tornozeleira de monitoramento eletrônico por 15 dias. De acordo com informações, a decisão foi tomada na terça-feira (24), depois que os advogados de defesa do gestor solicitaram a suspensão temporária do monitoramento para que o mesmo pudesse realizar algumas viagens.

Com a decisão da Justiça, Marcos Santos poderá voltar a Traipu e também viajar para visitar dois filhos que moram em Brasília.

No dia 30 de março, o juiz Celyrio Adamastador atendeu ao pedido de liberdade a favor de Santos, aceitando a argumentação da defesa que afirmou que o gestor não oferece risco, tem residência fixa e se apresentou espontaneamente à polícia. As condições para ser mantido em liberdade seria usar a tornozeleira eletrônica, se recolher às 22 horas, não deixar Maceió e se manter afastado da prefeitura de Traipu, já que boa parte das testemunhas do processo que investiga o desvio de verbas públicas, residem no município. 

Acusações

O prefeito afastado de Traipu é acusado dos crimes de improbidade administrativa, falsidade ideológica e fraude. Marcos Santos e sua esposa, Juliana Kummer, teriam comandado um esquema de desvio de R$ 8 milhões em verbas federais destinadas ao Fundo de Manuntenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

No dia 22 de novembro do ano passado, Marcos Santos se apresentou na Delegacia-Geral da Polícia Civil. Ele chegou a ficar foragido durante três meses e o caso repercutiu nacionalmente.

Primeira Edição © 2011