INMET: em período chuvoso, Nordeste apresenta seca intensa

Município de Água Branca já decretou estado de emergência

27/04/2012 07:45

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Preocupado com a seca que vem atingindo a região do Nordeste neste inicio de 2012, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou uma nota técnica com levantamentos e previsões feitas para a região nos próximos meses. A Bahia é o estado nordestino mais atingido pela seca. Em Alagoas, a cidade de Água Branca decretou estado de emergência desde janeiro.

“Na região Nordeste, destacadamente o sertão, as estações meteorológicas do INMET vêm registrando baixos volumes de chuva em 2012, especialmente no mês de março, quando, em algumas localidades no norte da Bahia, simplesmente não houve registro de chuvas em nenhum dia, como em Irecê e Paulo Afonso”, dizia a nota técnica.

Além da Bahia, a cidade pernambucana Petrolina registrou apenas um dia de chuva no mês de março e com volume menor de 1,0mm. Em São Gonçalo na Paraíba e Florência no Rio Grande do Norte, as chuvas ficaram muito abaixo das médias climatológicas.

INMETDe acordo com a nota técnica do INMET, durante o periodo registrado de 1º a 24 de abril deste ano, no oeste e no leste da Bahia, e nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, os totais de chuva em 20 dias variou entre 3 e 40 mm. Os maiores totais de chuva nesse período ficaram concentrados no Maranhão, norte do Piauí e no Ceará.

Neste mês de abril, até a presetne data, o sertão alagoano apresentou média de apenas 3 a 20mm de chuvas, nas demais regiões essa média variou entre 20 e 40mm.

“Observa-se que as chuvas ficaram muito abaixo da média em praticamente toda a região Nordeste, principalmente em março. Os desvios negativos de precipitação variaram de -50 a -200 mm, com destaque para o semi-árido, onde esses meses, climatologicamente, estão entre os mais chuvosos”, explicava a nota.

O que mais os técnicos do INMET salientaram na divulgação desta nota, é que esses dados baixíssimos de chuvas foram feitos em um período que é extremamente chuvoso para a região do nordeste e o impacto desse fenômeno é muito maior do que ‘pouca chuva em período seco’.

“Tal situação indica que a maioria das localidades poderá ficar com déficit hídrico antes mesmo do início do período seco que se inicia em maio ou junho, dependendo da localidade”, explicava.

NCEP

Estado de Emergência

Várias cidades nordestinas já decretaram estado de emergência, e a Bahia, mais uma vez é a grande 'campeã', com mais de 140 cidades em situação extrema.

O município de Água Branca, no sertão de Alagoas, esta entre essas cidades em situação de emergência. O município decretou a situação em janeiro deste ano e desde então conta com o abastecimento de água por carros-pipas.

Estimativa é nas próximas semanas, outras cidades decretem estado de emergência, tanto em Alagoas como na Paraíba. 

Confira a previsão do tempo de Maceió e as demais regiões Alagoanas para este feriadão

Imagem de Satélite/Semarh/AL

Para quem pretende desfrutar das praias alagoanas neste feriadão, a previsão do tempo divulgada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é favoravel.

Assim como nos últimos dias, a previsão do tempo para Alagoas indica tempo parcialmente nublado a céu claro, sem chuva para quaisquer das áreas.

O Sertão de Alagoas vai apresentar máxima de até 37°C e a mínima alagoana será de 19°C na região litorânea.

Previsão para Maceió

Sex - 27/04/2012
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm

Sáb - 28/04/2012
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm

Dom - 29/04/2012
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm

Seg - 30/04/2012
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm

*Com INMET, SEMARH e SISTEMA CLIMATEMPO 

Primeira Edição © 2011