Empresários participam do maior evento de estímulo às compras governamentais de Alagoas

Fomenta 2012 busca aproximar as micro e pequenas empresas dos compradores dos setores público e privado

27/04/2012 04:44

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Sebrae

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Durante dois dias, nos próximos 10 e 11 de maio, empresários de micro e pequenas empresas e Empreendedores Individuais terão a oportunidade de se aproximar de compradores dos setores público e privado e ofertar seus produtos e serviços, conhecendo os processos de aquisição utilizados pelo governo nas compras públicas. O Fomenta, evento consagrado em vários estados do país, é um dos maiores encontros de oportunidades de negócios para essas empresas, e representa uma oportunidade para contribuir para o desenvolvimento de Alagoas. O evento será realizado no Hotel Radisson, em Maceió.

O objetivo do Fomenta é estimular para que as compras governamentais sejam efetuadas junto às micro e pequenas empresas, através de um conjunto de ações, como oficinas, palestras e rodadas de negócios, que possam contribuir para que essas empresas tenham acesso ao mercado governamental, que atualmente, no Brasil, representa anualmente mais de R$ 400 milhões. Para os empresários, o encontro é uma chance de obter conhecimentos sobre como vender para o governo, participar de licitações e conquistar novos espaços nesse mercado.

“Vender para o governo ficou mais fácil. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LGM) garante benefícios exclusivos para os pequenos negócios, alterando a forma de aquisição do governo. Comprar da pequena empresa é um excelente mecanismo para desenvolver o estado, os municípios, o país. Quando se compra da pequena empresa local, o dinheiro circula no município, gerando crescimento e renda”, explica Izabel Vasconcelos, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas.

A programação do evento contará com painéis que abordarão temas abrangentes ligados a compras públicas e à nova forma de aquisição prevista da LGM, além da obrigatoriedade no tratamento diferenciado aos empresários dos pequenos negócios, através do painel ministrado pelo Jurista José Anacleto Abduch. Outro exemplo é o do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que apresentará a nova política pública do Governo Federal de apoio aos pequenos negócios, além do Tribunal de Contas da União que discutirá os mecanismos de controle sobre os processos licitatórios.

Os participantes também conhecerão detalhes sobre o Programa Alagoas tem Pressa, do Governo do Estado, que tem como uma de suas metas ampliar a participação da pequena empresa alagoana nas compras do Estado.

Na programação, também constam oficinas sobre "Pregão Eletrônico"; "Como aumentar suas vendas para o governo"; "Como acessar as linhas de crédito disponíveis para os fornecedores do estado"; "Como vender para a Petrobras"; e "Como participar de licitações utilizando os portais do Banco do Brasil e do Governo Federal", o Licitações-e e o Comprasnet, respectivamente.

Já a rodada de negócios contará com a presença de empresas compradoras como Petrobras, Eletrobras, Secretarias de Estado do Governo de Alagoas, Prefeituras de Maceió e Arapiraca, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Marinha do Brasil, Exército do Brasil, Sebrae/AL, além de outras instituição.

As inscrições para o evento são gratuitas. Para conferir a programação e se inscrever, acesse o site www.al.sebrae.com.br.

Primeira Edição © 2011