Diretores da Perícia Oficial de Alagoas se reúnem com consultor da SENASP

Reunião é uma das etapas da pesquisa do Ministério da Justiça que fará um diagnósticos da perícia forense brasileira

27/04/2012 08:15

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Diretor Geral da Perícia Oficial de Alagoas, Roberto Liberato, se reuniu, na manhã de hoje (27), com diretores dos Institutos do órgão para receber o consultor do Ministério da Justiça, Alberi Espindula. No encontro foram discutidos o preenchimento dos questionários que serão entregues a técnicos do governo federal responsáveis por um estudo que fará um raio-X da perícia oficial brasileira.

Batizado de Diagnóstico sobre a Perícia Forense no Brasil a pesquisa irá utilizar os dados da Perícia Oficial alagoana para levantar informações sobre a política de gestão institucional, organização e estrutura. A pesquisa também fará um levantamento dos recursos, e as atividades de funcionamento do Instituto de Identificação, do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal de Maceió e Arapiraca.

Para o responsável pela pesquisa em Alagoas, o consultor da SENASP, perito Alberi Espíndula, a reunião foi de grande importância porque foram tiradas as dúvidas dos diretores sobre o preenchimento correto das informações dos questionários. “Queremos traçar um mapa do Sistema de Perícias para que o Governo Federal pontue a melhor forma de ajudar cada Unidade da Federação”, explicou Alberi Espindula.

Alagoas está sendo um dos primeiros Estados a receber a equipe do Ministério da Justiça. Para o Diretor Geral da Perícia Oficial, essa ação demonstra a confiança que a SENASP vem depositando na nova administração do órgão em Alagoas que em maio completará um ano com várias conquistas e mudanças.

“Alagoas está de portas abertas para o levantamento do governo federal, não temos nada a esconder, até porque entendemos que esse tipo de pesquisa embasará ações no combate a violência no Estado. Avanços muito neste últimos 11 meses, licitamos o novo prédio do IML de Maceió, construção orçada em mais de R$ 4 milhões e já estamos preparando a licitação para construção do novo prédio do Instituto de Criminalística, que também, as duas obras serão construídas com recursos próprios”, frisou.

Participaram da reunião a Diretora do Instituto de Criminalística, Rosana Coutinho Freire Silva, a Diretora do Instituto de Identificação, Maria Madalena Cardoso da Silva e a Diretora do Instituto Médico Legal de Maceió, Dr. Gérson Odilon Pereira. O consultor da SENASP permanecerá em Alagoas até o próximo dia 30, nesse período ele ainda fará visitas técnicas aos institutos incluindo o IML de Arapiraca. 

Primeira Edição © 2011