Câmara homenageia personalidades

Sessão solene homenageou médicas, historiador, religioso e desportista

27/04/2012 11:24

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Legislativo municipal teve uma manhã de homenagens nesta sexta-feira (27). Ao todo, cinco personalidades receberam honrarias, dentre elas, as Comendas Arthur Ramos, Mário Guimarães, Cleto Marques Luz e o Título de Cidadão Honorário de Maceió às médicas Celeste Maria Magalhães e Marta Moura Azevedo, ao pastor Oscar Domingos de Moura ao historiador e cronista Geraldo Majella Fidelis, e ao desportista Pedro De Grandi, respectivamente.

 Iniciando a solenidade, a vereadora Fátima Santiago entregou a Comenda Arthur Ramos à médica anestesiologista Celeste Magalhães. Justificando sua iniciativa, a parlamentar destacou o momento delicado que o estado vive com os profissionais da área. “Temos visto os anestesiologistas de Alagoas migrarem para outros estados devido à precariedade dos salários pagos aqui e Celeste é um exemplo de mulher guerreira que não desiste de seus ideais. Com mais de quarenta anos de dedicação à profissão, ela tem abraçado seu ofício com orgulho e zelo” – explicou.

Em agradecimento à honraria, Celeste dedicou a homenagem “aos profissionais da área que labutam por uma medicina mais ativa, humana e consciente de seu papel para a sociedade”.
Em seguida, o vereador Netinho Barros entregou a comenda Mário Guimarães ao pastor Sivaldo Dantas, secretário da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros (Cadeeso), que esteve representando o presidente da entidade, Oscar Domingos de Moura, que não pôde comparecer à solenidade devido a problemas de saúde. “Oscar tem um vasto currículo ligado a atividades religiosas. O papel hoje da religião, seja ela qual for, é unir povos e lutar pelo bem comum de toda a sociedade e isto Domingos tem feito com bastante excelência”, disse Barros.

Também o vereador Ricardo Barbosa concedeu honrarias nesta manhã. Devido a problemas de saúde, o parlamentar foi representado pela ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, que entregou o Título de Cidadão Honorário ao historiador e cronista Geraldo Majella. “A gente vive da história e muitas vezes as coisas dão errado porque a gente não leu ela na sua essência. Nosso estado tem uma história fantástica, assim como o Brasil, e Majella tem resgatado nossas origens, mapeando as comunidades quilombolas do estado e desenvolvendo trabalhos que fortalecem nossas raízes. Este título é mais que justo” – disse Born, sendo emendada por Majella, “Ficarei eternamente devedor por me tornar um cidadão honorário de Maceió, esta cidade que me tem proporcionado muitos deslumbres e alegrias, onde construí minha vida e família”, concluiu.

Encerrando a solenidade, o vereador Francisco Holanda, que presidiu a sessão, prestou homenagem ao desportista Pedro De Grandi e à média Marta Galvão com as comendas Cleto Marques Luz e Arthur Ramos, respectivamente. “São pessoas que dão um verdadeiro exemplo de vida, prezando sempre pela ética profissional e por ações globais que visam o desenvolvimento da sociedade” – contou o parlamentar.

Em resposta à honraria, seus homenageados utilizaram a tribuna para agradecer ao vereador. “Sou muito grata pela homenagem e gostaria de dividi-la com todas as pessoas que fizeram parte da minha caminhada” disse Marta. “Minha trajetória de vida é longa e cheia de emaranhados, mas aqui em Maceió eu encontro meu verdadeiro ninho, onde cresci e me realizei profissionalmente, por isto, sinto-me extremamente honrado em ver o reconhecimento do meu trabalho”, finalizou De Grandi.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011