Saúde realiza mobilização de alerta sobre acidentes de trabalho

Ação foi voltada para trabalhadores da construção civil e contou com palestras sobre diversos temas e distribuição de material educativo

26/04/2012 13:07

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Aos 57 anos, o operário Francisco Oliveira nunca sofreu um acidente de trabalho. O motivo, segundo ele, é a atenção constante, além da preocupação com segurança das empresas onde trabalhou. Mesmo livre de incidentes na carreira, o operário foi um dos participantes da mobilização realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta quinta-feira (26), em Marechal Deodoro.

Consciente, Francisco Oliveira ressaltou a importância da ação, que aconteceu no Polo Cloroquímico de Marechal Deodoro e foi voltada para profissionais da construção civil contratados da Odebrecht. “Tenho 30 anos de trabalho e nunca machuquei nem um dedo. A fábrica nos dá proteção, mas esses momentos voltados para o nosso bem estar são fundamentais”, argumentou o operário.

Com o tema “Sua saúde é nossa melhor ferramenta de trabalho", a atividade contou com palestras sobre acidentes e câncer de laringe, ministradas pelos médicos Juraci Roberto Lima e João Paulo Lins Tenório, respectivamente, e saúde auditiva, com a fonoaudióloga Kristhine Keila Brandão. Cerca de 2.500 operários da fábrica participaram da mobilização.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador da Sesau, Gardênia Santana, a construção civil foi a categoria escolhida devido ao fato de apresentar o maior número de vítimas de incidentes graves no ambiente de trabalho, que geralmente apresenta risco constante. O objetivo foi sensibilizar quanto à importância da prevenção.

“Nossa finalidade é fortalecer as ações voltadas para os trabalhadores, que são nosso foco. Estar perto deles é nosso papel e também parte da política nacional desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Por isso, convidamos diversos profissionais para essa conscientização e disponibilizamos cartilhas e material educativo sobre o tema”, disse a diretora.

O gerente geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da nova planta da Braskem – onde o evento foi realizado –, Paulo Vargas, também destacou a relevância da mobilização. “Nossa preocupação é a segurança do trabalhador e por isso estamos aqui hoje. Esse treinamento é vital para continuarmos evitando esse tipo de problema”, afirmou ele, lembrando que o local está a 580 dias sem acidentes.

Palestras - Uma das exposições do dia foi a da fonoaudióloga Kristhine Brandão, que deu dicas de como prevenir problemas causados por ruídos. Segundo ela, os profissionais da construção civil são expostos a muitos agentes que podem acarretar perda auditiva. “A exposição leva à morte das células e pode ocasionar surdez. A melhor maneira de evitar isso é adotando medidas preventivas”.

Ela também explicou aos trabalhadores como verificar a ocorrência de possíveis perdas e os níveis máximos de barulho aos quais eles podem estar expostos. Pela lei, a partir de 85 decibéis, é necessário acompanhamento médico constante, além de uso de protetores auriculares, já que esse volume é prejudicial à saúde humana.

Já o otorrinolaringologista João Paulo Lins chamou a atenção quanto à prevenção do câncer de laringe. ”Ele tem uma incidência alta e muito relacionada ao uso de álcool e tabaco. É importante que o diagnóstico seja precoce para que haja o tratamento, já que, quanto mais tardiamente descoberto, maiores as chances de óbito”, explicou o médico.

Além do Dia do Trabalho, comemorado na próxima terça-feira (1º), o evento marcou ainda o Dia Mundial da Voz (16/04), o Dia Internacional de Conscientização sobre Ruído (25/04) e o Dia Mundial em Memória às Vítimas por Acidentes de Trabalho (28/04). Também participaram representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Ministério Público do Trabalho.

Primeira Edição © 2011