Manchas brancas e pretas: 'Problemas' atacam cajueiros em Alagoas

Crosta branca ainda não tem explicação, mas mancha escura é o fungo fumagina

26/04/2012 08:34

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Vocês já repararam as distorções que vem assolando os cajueiros por todo o Estado de Alagoas?! As plantas, em sua maioria, estão com a tonalidade branca, com se estivesse recoberta por cinzas, e algumas com manchas escuras na folhagem.

Jessica Pacheco

Sobre isso, o ecologista Fernando Vieira Veras, que também é botânico, ecólogo, agrônomo, etnólogo e educador ambiental, disse desconhecer o motivo da crosta branca que vem atingindo os cajueiros de todo Estado, mas garante ser um problema e que deve ser combatido.
Sobre as manchas escuras nas folhas, o ambientalista disse se tratar de um fungo chamado de fumagina, que atinge as plantas graças a ação das cochonilhas, insetos que atacam as plantas para sugar a sua seiva e que deixa a planta em condições de ser atacada pelo fungo.

“As cochonilhas começam a sugar a planta e depois defecam uma substancia adocicada que cai na folha e cria condições desse fungo, chamado de fumagina, atacar”, explicou o ecologista. “Esse manchas escuras são justamente as fumaginas”, finalizou.

Jessica PachecoDe acordo com Veras, muitas pessoas pensam que essa doença é causada pelas formigas, já que nessas condições as plantas ficam cheias delas, mas ele garante que elas não tem nada a ver com isso.

“Gente vê muitas formigas, e as pessoas pensam que são a formiga que estão causando os problemas. Não. As formigas estão protegendo as cochonilhas, pois as formigas se alimentam das substâncias açucaradas defecadas pelas cochonilhas e por conseqüência protegem as cochonilhas de outros insetos, como a joaninha, por exemplo”, explicou.

Muitos são os prejuízos para a planta que está coberta pela fumagina, como esteticamente ela fica feia, há diminuição de sua energia pela perda da seiva e também com as folhas cobertas não há produção de fotossíntese.

Para se livrar desse fungo, quando são em plantas pequenas, alguns ambientalistas aconselham um ‘mistura verde’, na qual é dissolvido sabão em barra em água quente, espera-se esfriar e depois ‘lava-se’ a planta. Retirando o sabão com água limpa
 

Primeira Edição © 2011