Vital do Rêgo é eleito presidente da CPI do Cachoeira

A CPMI aprovou requerimentos solicitando os inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo ao STF

25/04/2012 09:23

A- A+

Jornal do Brasil

compartilhar:

O senador Vital do Rêgo foi eleito na manhã desta quarta-feira (25) presidente da CPI do Cachoeira. Ele passa agora a conduzir os trabalhos da comissão. O único a apresentar voto contrário foi o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR).

- Recebi do meu partido PMDB e agora de vossas excelências de quase aclamação ao nosso nome a grande responsabilidade de presidir essa comissão parlamentar mista de inquérito. Caberá a essa CPI investigar com lisura e transparência os fatos divulgados pela imprensa. Não será uma tarefa fácil. Da minha parte posso prometer empenho e muito trabalho – disse Vital ao assumir o cargo.

Antes da escolha de Vital para o cargo, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou o fato de os dois cargos mais importantes da comissão – presidente e relator – serem ocupados por partidos governistas. Segundo o parlamentar, seria importante a presença de um parlamentar de oposição em um dos dois postos.

- CPI é instituto especialmente da minoria pra que possa exercitar prerrogativa do Legislativo de fiscalizar ações do Executivo – lamentou.

Em resposta, o deputado Silvio Costa (PTB-PE) disse que a composição da CPI reflete a escolha feita pelos eleitores nas urnas. Ele também assinalou que o requerimento para criação da CPI foi assinado por quase todos os parlamentares da base de apoio do governo.

- Se a oposição é minoritária é porque o povo brasileiro quis assim – afirmou.

A CPMI já aprovou requerimentos solicitando os inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, que se encontram no Supremo Tribunal Federal. Também serão enviados requerimentos para a Procuradoria Geral da República (PGR) e a Policia Federal (PF) para que ambas enviem documentos relativos a essas duas operações.

O deputado Odair Cunha (PT-MG), designado relator da CPMI, afirmou que todo o trabalho de investigação deve ser iniciado com esses documentos.

Mais cedo, o deputado licenciado Stepan Nercessian (PPS-RJ) se dispôs a prestar esclarecimentos à CPMI sobre sua relação com Carlinhos Cachoeira. A nota foi lida pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Nercessian se licenciou do partido por ter recebido dinheiro emprestado de Cachoeira.

Primeira reunião de trabalho da CPI será na próxima quarta, adianta Vital do Rêgo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que vai investigar a atuação do empresário de jogos ilegais Carlinhos Cachoeira deve realizar a primeira reunião de trabalho na próxima quarta-feira (2). A informação é do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

O senador também adiantou que a CPI do Cachoeira realizará reuniões administrativas até sexta-feira para definir a forma de condução dos trabalhos. Ainda de acordo com ele, o colegiado deve funcionar no período da tarde para não conflitar com o horário das reuniões das demais comissões.

Na reunião desta quarta-feira (25) da CPI, foram escolhidos oficialmente o presidente e o relator do colegiado, cargos ocupados, respectivamente, pelo senador Vital do Rêgo e pelo deputado Odair Cunha (PT-MG).  

Primeira Edição © 2011