Reino Unido entra em recessão no primeiro trimestre de 2012

25/04/2012 13:52

A- A+

EFE

compartilhar:

A economia do Reino Unido voltou a entrar em recessão após registrar uma queda do PIB de 0,2% no primeiro trimestre de 2012, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Escritório Nacional de Estatística (ONS, na sigla em inglês).

A economia britânica, que já viveu uma recessão em 2008, encolhera 0,3% no último trimestre de 2011.

Os dados divulgados hoje serão revisados nas próximas semanas, à medida que forem apreciados todos os indicadores econômicos.

Com relação ao último trimestre do ano passado, as estatísticas foram revisadas para baixo, confirmando que a contração do Produto Interno Bruto (PIB) tinha sido superior à estimada, até o número final de 0,3%.

Após o anúncio dos dados, o Tesouro, que previa um leve crescimento econômico para os três primeiros meses deste ano, atribuiu a queda aos efeitos da crise na zona do euro, onde os problemas de dívida impedem, na opinião do Reino Unido, a impulsão do crescimento.

Segundo o ONS, a contração no primeiro trimestre de 2012 se deveu ao maior descenso em três anos da atividade no setor da construção, enquanto a indústria mostrou um crescimento plano.

As estatísticas anunciadas hoje, piores do que as estimativas dos analistas, são uma má notícia para o Governo de coalizão entre conservadores e liberal-democratas, que ansiava por sinais de recuperação econômica para continuar justificando seu programa de drásticos cortes.

Tanto o Executivo como o Banco da Inglaterra esperavam uma alta do crescimento em 2012, o que teria evitado a recessão, que se produz quando há dois trimestres consecutivos de contração.

Quanto ao restante do ano, o Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês) prevê que o PIB do Reino Unido crescerá 0,8% no total, frente a 2% em 2013 e a 2,7% em 2014.

Primeira Edição © 2011