Gincana ambiental vai promover limpeza do Rio Jequiá

Ação acontece no feriado da próxima terça-feira e vai envolver pescadores do município

25/04/2012 08:31

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Na próxima terça-feira (1º), quando se comemora o Dia do Trabalhador, os pescadores de Jequiá da Praia terão uma missão que vai exigir muito esforço de dedicação. Isso porque eles vão participar da III Gincana de Limpeza do Rio Jequiá, que pretende levar mais de dez barcos ao rio, cada um com uma equipe formada por três pescadores, com o objetivo de fazer a retirada de lixo das águas.

A gincana é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Associação Humanitária e Ambientalista de Jequiá da Praia, e vai premiar as seis equipes que conseguirem tirar as maiores quantidades de lixo do rio. Cada membro das três primeiras colocadas receberá uma bicicleta. Já os integrantes do 4º, 5º e 6º lugar vão receber uma premiação surpresa.

Além de contribuir para a limpeza das águas, a gincana também contará com uma oficina de reciclagem, que acontecerá na Praça Multieventos. Nela, parte do material retirado do Rio Jequiá pelas equipes de pescadores será transformada em objetos úteis ao dia a dia.

“Estamos divulgando a oficina nas escolas do município e esperamos contar com a participação de muitas crianças, mas qualquer pessoa pode participar e aprender a reaproveitar materiais como garrafas pet”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Mateus Gonzalez, ressaltando que durante a oficina haverá distribuição de brinquedos.

Para participar da gincana, as equipes devem se dirigir ao Cartório de Registro Civil de Jequiá, à Farma Jequiá ou à Secretaria de Meio Ambiente levando três quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados à famílias carentes da cidade.

De acordo com Rômulo Barbosa, presidente da Associação Humanitária e Ambientalista de Jequiá da Praia, na última edição do evento, em 2011, a quantidade de lixo retirada das águas do rio deu para encher quase duas caçambas. Para esse ano, a expectativa é que essa quantidade seja ainda maior.

“Mais de dez barcos devem entrar no rio para fazer a limpeza. As equipes serão formadas por três componentes, dos quais dois sairão do barco para fazer a retirada dos resíduos e um ficará no barco junto com um fiscal, que vai acompanhar todo o trabalho realizado por eles. Esperamos retirar o equivalente a três caçambas de lixo”, conta Rômulo.

A III Gincana de Limpeza do Rio Jequiá será iniciada às 8h, com concentração no campo de futebol da Lagoa. As equipes participantes irão percorrer o Rio Jequiá até a foz, em Duas Barras. A previsão é que os pescadores cumpram o percurso até o meio dia.
 

Primeira Edição © 2011