Estado disponibiliza aos municípios medicamentos para tratamento da dengue

Kits são voltados para cidades em situação de epidemia e contém reidratante oral, paracetamol gotas e comprimido, cloreto de sódio e ringer-lactato

25/04/2012 14:25

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Como parte da estratégia de combate à dengue em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está disponibilizando aos municípios kits para tratamento dos sintomas da doença. Adquiridos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), os medicamentos já estão sendo entregues e são voltados para 15 cidades em situação de epidemia.

Os kits são compostos de reidratante oral 2,7%, paracetamol gotas 200 mg/ml, paracetamol em comprimidos de 500 mg, cloreto de sódio 0,9% e ringer-lactato – solução usada para reposição de fluídos extracelulares e de eletrólitos perdidos. Para receber os remédios, as administrações municipais precisam estar no mapa de notificações da enfermidade.

 “A Superintendência de Vigilância em Saúde faz uma relatório com esses dados e solicita ao Ceaf a disponibilização, não dependendo da solicitação dos municípios. A capacidade de atendimento é de um mês e, depois do prazo, a situação é reavaliada”, explica o diretor do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco.

A quantidade de medicamentos entregues às cidades é proporcional ao número total de habitantes. As que possuem até 20 mil moradores recebem um kit cada, enquanto as de 20 a 40 mil recebem dois, as de 40 a 100 mil recebem três e, para as que possuem mais de 100 mil habitantes, são disponibilizados quatro kits.

Fábio Pacheco ressalta que a aquisição dos kits é parte no planejamento do Ceaf. “Isso já faz parte da programação de compra e dispensação desde 2009, quando começamos a entrega. A recomendação de distribuição é do Ministério da Saúde, mas o Governo de Alagoas acrescentou dois itens, o cloreto de sódio e o paracetamol comprimido, e ampliou as quantidades”, diz o diretor.

Neste primeiro momento, os remédios estão sendo disponibilizados para os municípios de Canapi, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Major Isidoro, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Belém, Murici, Campestre, Novo Lino, Maragogi, Dois Riachos e Jacaré dos Homens – estes três últimos já buscaram os kits.

Casos

De acordo com o boletim informativo da dengue divulgado pela Sesau, até o último dia 13 de abril, foram registrados 4.505 casos suspeitos da enfermidade em 94 cidades – em 2011, foram 4.425 nesse mesmo período. A forma grave foi a que mais apresentou crescimento, passando de 88 para 153 notificações, 19 delas confirmadas, na comparação entre os dois anos.

Primeira Edição © 2011