Município de Messias recebe Unidade Móvel do Hemoal nesta quarta (25)

A ação acontece das 8h às 16h, em frente à Câmara Legislativa, localizada no Centro da cidade

24/04/2012 14:47

A- A+

Ascom/Sesau

compartilhar:

O município de Messias vai sediar mais uma coleta de sangue promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A ação acontece nesta quarta-feira (25), das 8h às 16h, em frente à Câmara Legislativa, localizada no Centro da cidade.

Com a coleta externa, a direção do Hemoal espera captar 100 doações, que ajudarão a estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede Pública de Alagoas. Para isso será disponibilizado um médico, técnicos de enfermagem, um enfermeiro, uma assistente social, além de pessoal de apoio.

Segundo a gerente de Hemoterapia do Hemoal, Edilene Sampaio, para doar sangue é necessário ter idade entre 16 e 67 anos e no mínimo 50 kg. Quanto aos menores de 18 anos, eles devem estar acompanhados dos responsáveis ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser acessado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

“Estão proibidos de doar sangue os voluntários que tiverem contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos”, alertou. E para os voluntários que desejam repetir o procedimento, “estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informou Edilene Sampaio, ao acrescentar que as gestantes e lactantes são impedidas de fazerem a doação.

Hemoal Trapiche e Farol

E os doadores podem realizar as suas doações no Hemoal Trapiche, que funciona ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ou aos sábados, das 8h às 12h. Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h, no Hospital do Açúcar.

No interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com o objetivo é atender aos voluntários do Agreste e Sertão que não podem se deslocar para a capital alagoana.
 

Primeira Edição © 2011