Entenda a diferença entre gripe e resfriado

24/04/2012 08:35

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A maioria das pessoas acredita estarem sempre gripadas, quando, na verdade, estão resfriadas. O resfriado, com manifestação de três a cinco dias é decorrente do ciclo viral. O diagnóstico é pela história e exame físico, sem necessidade de exames laboratoriais. Em muitos casos há vermelhidão nos olhos e coriza, seguida de febre não muito elevada, que dura de 48 a 72 horas sem infecção secundária.

Já na gripe, mais preocupante, a febre alcança altas temperaturas e pode durar dois ou três dias. Acompanhada de intensa dor no corpo, pode levar à pneumonia ou quadro bacteriano mais grave.

Para saber se é um resfriado simples ou gripe, o profissional deve avaliar o histórico clínico do paciente e examiná-lo. Só assim pode-se conduzir ao diagnóstico adequado. De acordo com Dr. Alexandre Giandoni Wolkoff, coordenador médico do pronto socorro-adulto do Hospital San Paolo, existem algumas formas simples de prevenir essas doenças.

“Resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina que protege contra a enfermidade e o vírus Influenza”, explica.

O especialista ainda ressalta a importância de proteger as crianças: “A vacinação pode ser aplicada a partir de seis meses de vida, pouco tempo antes do inverno, ajudando assim a prevenir doenças respiratórias. A consulta médica para adultos e crianças deve ser realizada na suspeita de possíveis complicações”, conclui.
 

Primeira Edição © 2011