Deputados escolhem Fernando Toledo para ser o novo conselheiro do TCE

A votação ocorreu em sessão especial na ALE. A nomeação de Toledo pelo governador dependerá da disputa judicial que tramita no TJ

24/04/2012 16:20

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

Em sessão especial para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) na noite desta terça-feira (24), os 25 deputados presentes elegeram Fernando Toledo (PSDB) para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ex-conselheiro Isnaldo Bulhões.

Para o cargo, 14 alagoanos entre advogados, procuradores e um deputado, concorriam a vaga. Fernando Toledo foi eleito com 20 votos. O segundo candidato mais votado, foi a Promotora Karla Padilha, com três votos. A sessão foi presidida pelo deputado Antônio Albuquerque (PTdoB).

A sessão começou com breve atraso, depois que os deputados João Henrique Caldas (PTN) e Judson Cabral (PT) solicitaram à Mesa Diretora que a votação fosse aberta, com base no artigo 247 do Regimento Interno da Casa. Porém, segundo Albuquerque, o pedido dos parlamentares modificava a interpretação do artigo. A discussão foi levada para votação no plenário, mas rejeitada pelos parlamentares. Com isso, a votação foi feita secretamente. Apenas JHC, Judson Cabral e Ronaldo Medeiros foram favoráveis ao voto aberto.

Mesmo tendo sido escolhido pela maioria dos votos dos deputados, Feranando Toledo corre o risco de não ser nomeado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). É que o Ministério Público de Contas recorreu judicialmente para ter o direito de indicar o nome à vaga no TCE. A disputa ainda está em trâmite no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que julgará o mérito do mandato de segurança. O procurador Gustavo Albuquerque é o nome indicado pelo MP de Contas para a vaga que era de Isnaldo Bulhões.

A deputada Flávia Cavalcante (PMDB), em licença médica, e o deputado Gilvan Barros (PSDB), não compareceram à votação. Antonio Marco Toledo e Horácio Rafael de Albuquerque Aguiar receberam um voto cada. Todos os 25 deputados votaram.
 

Primeira Edição © 2011