Jovens comemoram dia mundial do Escoteiro

Reflexão sobre a importância da prática, na área de preservação ambiental do Catolé, em Satuba, comemorou o Dia Mundial do Escoteiro

23/04/2012 10:09

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Para comemorar o Dia Mundial do Escoteiro (23 de abril), a Organização dos Escoteiros Florestais do Brasil realizou uma atividade junto a natureza no dia 21 de abril (sábado), onde fizeram uma reflexão sobre o importância da prática do escotismo para a formação dos futuros cidadãos Brasileiros, em uma sociedade que tanto precisa de Paz em todos os seus setores. Todos concordaram que o movimento escoteiro pode ser usado como uma ferramenta importante para socialização da juventude.

A atividade aconteceu na Área de Preservação Ambiental do Catolé, localizada na cidade de Satuba, onde os Escoteiros Florestais plantaram mudas de árvores, soltaram pássaros, caminharam na mata e tudo utilizando técnicas pelo escotismo. Inicialmente aconteceu uma formatura onde esses heróis da modernidade fizeram uma reflexão sobre a promessa e lei do Escoteiro onde pediram a Deus para Continuarem Cumprindo seus deverem para com Ele e a pátria, continuarem com a responsabilidade na sua formação pessoal, a cidadania, defesa do meio ambiente e dizendo sempre não as drogas; fazendo tudo com espírito de aventura seguindo as tradições dos primeiros escoteiros que participaram do acampamento realizado no ano de 1907 na ilha de Brownsea – Inglaterra.

DivulgaçãoA atividade aconteceu com apoio do CRAS (o que significa essa sigla) do Adelmo Machado e da Policia Militar, através do Batalhão de Policia Ambiental, a coordenação ficou com o Chefe Fábio, Chefe Álvaro, Chefe Núbia, tudo com a liderança do Major Luiz Fidelis. A atividade contou também com um grupo de evangélicos da Igreja Batista Gênesis que viveram um dia de escoteiro.

 Escotismo, fundado por Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O escotismo florestal foi criado no Estado de Alagoas no dia 19 de novembro de 1996. No inicio os escoteiros florestais realizavam atividades isoladamente, mas com a democratização da prática do escotismo brasileiro, hoje mantém contato e realiza atividades com várias entidades do escotismo no país, a exemplo da Federação dos Escoteiros Tradicionais, Associação dos Escoteiros Independentes Athenas Maranhense, Associação Escoteira Baden-Powell, Escoteiros Católicos, Escoteiros Luteranos, Associação Pernambucana de Escoteiros, Associação Grupo Escoteiro Pinheiros, Grupo de Vanguarda Leão do Mar (praticante do Escotismo Florestal), Associação de Escoteiros do Mar do Distrito Federal, Escoteiros Voluntários da Pátria, Chefes da União dos Escoteiros do Brasil e outras entidades independentes e populares do escotismo brasileiro.

Divulgação

Os praticantes do Escotismo Florestal são divididos de acordo com a faixa etária:

Faixa etária de 7 aos 10 anos –Florestinha (Lobinho);
Faixa etária de 11 aos 14 anos - Escoteiro Florestal Juvenil;
Faixa etária de 15 aos 17 anos - Seniores;
Faixa etária de 18 aos 20 anos - Pioneiros.
A partir dos 21 anos – Chefes ou escotista

Todos os ensinamentos são feitos visando o aprender fazendo, seguindo um código de conduta escrito na lei e promessa dos escoteiros florestais que transmite valores como: Cumprir obrigações para com Deus e a pátria, defender o meio ambiente, tratar as pessoas como quer ser tratado e cumprir a lei do Escoteiro Florestal que é um chamamento para o jovem ter palavra, pensar e agir positivamente, praticar todos os dias uma boa ação, ser amigo e irmão dos outros escoteiros; ser disciplinado e autoconfiante; alegre e não temer as dificuldades, fazer sempre economia, ser higiênico, educado e inteligente. Ensinamentos esses transmitidos nas reuniões semanais e principalmente nos acampamentos.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011