Hemoal realiza mutirão para detectar risco de AVC em Falcêmicos

23/04/2012 12:49

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta terça-feira (24) um mutirão para detectar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em portadores de Anemia Falciforme. A ação, que prossegue na quarta-feira (25), faz parte de uma parceria com o Instituto Espaço da Vida. O mutirão será realizado das 8h às 18h, no Ambulatório de Hematologia, situado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche.

Para isso, serão selecionados portadores de Anemia Falciforme com idade entre 2 e 16 anos, que serão submetidos ao exame de Doppler Transcraniano, que consiste na realização de ultrassom da cabeça. Os procedimentos serão realizados pela equipe multidisciplinar do Hemoal, sob a supervisão do médico Camilo Vieira, que atua no Hospital das Clínicas da Bahia.

O resultado do exame será apresentado imediatamente após o procedimento e, caso se constate o risco de AVC, o portador de Anemia Falciforme será encaminhado para ser submetido a um tratamento específico. Isso porque, ao evitar o desencadeamento do Acidente Vascular Cerebral, o paciente não sofrerá graves sequelas, a exemplo de paralisias severas, que podem comprometer os movimentos.

Por meio do mutirão, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, será evitado que crianças e adolescentes venham a ter a fala comprometida, além da mobilidade. “Através do exame iremos detectar se o paciente corre risco de ter o problema e serão realizados procedimentos que evitem o AVC e, consequentemente, as suas sequelas”, observou.

A diretora do Hemoal acrescentou, ainda, que os portadores de Anemia Falciforme irão passar pelo acompanhamento de hematologiastas, psicólogos, odontólogos, fisioterapeutas e serão orientados pelas assistentes sociais do órgão. Simultaneamente eles irão passar por um regime de hipertransfusão, que consiste em uma transfusão comum, realizada periodicamente, uma vez por mês.

A doença – A Anemia Falciforme é uma doença hereditária, que provoca uma deformação das hemácias (glóbulos vermelhos), afetando, em sua maioria, a população afrodescendente. Ela causa lesões no cérebro, pulmões e, principalmente, nos rins. A detecção é realizada no Hemoal, por meio do exame eletroforese de hemoglobina ou de DNA.

“Após o nascimento do bebê, caso não seja possível realizar o aconselhamento genético ou mesmo se ele for feito, é imprescindível realizar o teste do pezinho, cujo serviço está disponível nas maternidades públicas do Estado”, informou a diretora do Hemoal. A Anemia Falciforme afeta, principalmente, filhos de casais portadores do traço falciforme, onde há um risco de que 25% deles sejam portadores da doença, que em Alagoas afeta 400 pessoas.

Um dos tratamentos é a transfusão sanguínea, que é realizada no ambulatório de Hematologia do Hemoal. Por esta razão, os hematologistas recomendam que, antes de planejar ter um filho, os casais devem realizar o aconselhamento genético, em que será verificado se o homem ou a mulher possuem o traço falciforme, que pode gerar um filho com a doença.

Primeira Edição © 2011