Casos de cólera são descartados em Alagoas, diz Sesau

Lacen divulgou o resultado como negativo para a doença, segundo a Sesau

23/04/2012 08:37

A- A+

Marigleide Moura

compartilhar:

Os três casos de suspeita de cólera que estavam sendo investigados desde a semana passada no Estado foram descartados na manhã de hoje (23) pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen), segundo informou ao Primeira Edição a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

Uma mulher de 67 anos, identificada apenas pelo prenome de Marinalva, moradora de Atalaia, foi internada na UTI do Hospital Escola Hélvio Auto, na quinta-feira (19) com suspeita da doença. Ainda na quinta-feira, outros dois casos foram notificados como suspeitos. Duas crianças de dois anos, da cidade de Cajueiro, no interior de Alagoas, foram internadas no hospital do município, tiveram fezes e sangue coletados para análises, mas receberam alta hospitalar no mesmo dia. 

De acordo com informações da Secretaria de Saúde , os pacientes não apresentavam todos os sintomas compatíveis com o diagnóstico da doença, contudo somente um exame laboratorial poderia confirmar ou descartar a suspeita.

A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, causada pelo vibrião colérico e pode se apresentar de forma grave, com diarreia intensa, dor abdominal, com ou sem vômitos e câimbra. É transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados, por fezes ou vômitos de doentes ou portador.

Medidas de Prevenção:

- Procurar adotar medidas que melhorem as condições de higiene dentro de casa e também no ambiente de trabalho.

- Não se esquecer de cuidados básicos da higiene pessoal como lavar as mãos após utilizar o banheiro.

- Lavar as frutas e verduras em água corrente e deixá-las de molho em água com limão (1 limão para cada litro) ou cloro (10 gotas para 1 litro de água).

- Ingerir somente água filtrada ou fervida.

- Evitar contato direto com água de enchentes e alagamentos, uma vez que, esta, pode trazer, além da cólera, outras enfermidades como aleptospirose, hepatite, etc.
 

Primeira Edição © 2011