Bernardinho deve dividir Seleção em duas para Liga Mundial

21/04/2012 14:57

A- A+

Gazeta Esportiva

compartilhar:

A Seleção Brasileira masculina de vôlei deve ser dividida durante a disputa da Liga Mundial, que tem início em 18 de maio. Com pouco tempo de preparação de alguns de seus atletas e muitas viagens na programação, o técnico Bernardinho montará dois grupos. Enquanto um viaja para jogar, outro fica no Brasil treinando para a próxima sequência de partidas.

O Brasil está no Grupo B do torneio, ao lado de Canadá, Finlândia e Polônia, e a primeira fase da competição é no país norte-americano entre os dias 18 e 20 de maio. De 1 a 3 de junho, os jogos ocorrem na cidade polonesa de Spodek. Uma semana depois, São Bernardo Campo recebe as seleções, que ainda viajam à Finlândia para o fim da classificação.

“O Bernardo não vai querer fadigar os jogadores, é muita viagem, muito desgaste. Acho que ele vai montar dois grupos, já deu a entender isso. O pessoal que vai se apresentar agora depois da final da Superliga, vai ter só 15 dias de preparação, não é o ideal, por isso acho que ele vai fazer isso”, revelou o ponteiro Murilo.

No início da semana, o técnico Bernardinho fez uma convocação parcial para a primeira fase de treinamentos para a Liga Mundial. Ele chamou apenas atletas de equipes eliminadas da Superliga e deve complementar a lista em breve com atletas do RJX, time que caiu na competição apenas na última sexta-feira, Sada Cruzeiro e Vôlei Futuro, finalistas do torneio, e times de fora do país.

Nove jogadores já fazem parte do grupo que treina em Saquarema: Bruninho, Giba, Sidão, Rodrigão, Serginho, Murilo e as revelações Lucarelli e Renan.

A Liga Mundial é a primeira parte da preparação da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Após a competição internacional, que se encerra em 8 de julho na Bulgária, a equipe deve jogar amistosos antes do evento na capital inglesa. A cerimônia de abertura será no dia 27 de julho, dois dias antes do início das disputas masculinas.

“O Lucarelli e o Renan estão treinando com a gente e acho que o Bernardo vai usar esse período para começar a prepará-los para as Olimpíadas de 2016, ou 2012 mesmo, vai saber”, afirmou Murilo. “A Liga Mundial vai dar ritmo para a gente, aí chegando mais perto das Olimpíadas, provavelmente a gente vai fazer alguns amistosos, para já acostumar com o fuso-horário e todas essas coisas”, explicou o ponteiro.

Primeira Edição © 2011