Saúde e Educação discutem sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas nas escolas

20/04/2012 07:21

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Profissionais da Saúde e Educação de 60 municípios alagoanos participam de reunião para avaliar o Programa de Saúde e Prevenção na Escola (SPE). O evento, que vai discutir a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, é uma promoção do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O encontro acontece a partir da próxima quarta-feira (25) das 8h às 17h, no auditório do Maceió Mar Hotel, em Maceió.

A reunião tem o objetivo de promover o maior entendimento sobre o uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas para profissionais de Saúde e Educação, com a finalidade de identificar as drogas lícitas e ilícitas mais usadas pela camada jovem da população e os fatores relacionados ao uso. O encontro visa também promover a reflexão sobre as diferentes motivações para o uso de drogas, fatores de risco e proteção.

“A relação entre o uso de álcool (e outras drogas), a sexualidade e a Aids é estreita, devido ao compartilhamento de agulhas e ao sexo desprotegido. Por isso, a abordagem preventiva e a orientação é necessária junto aos profissionais da Saúde e Educação do Programa Saúde e Prevenção, que tem na escola o espaço privilegiado onde o jovem é protagonista”, esclareceu Fátima Rodrigues, coordenadora estadual do programa DST/Aids da Sesau.

O curso será ministrado por meio de oficinas baseadas no Guia de Adolescentes e Jovens: Educação entre pares do Projeto Saúde e Prevenção na Escola, que integra o material educativo do projeto. O material possibilita a reflexão e o diálogo sobre temas do SPE, como a promoção de debates entre estudantes das escolas do ensino fundamental e do ensino médio, por meio de oficinas, jogos lúdicos, leituras e sugestão de filmes.

Programação – A coordenadora estadual do Programa DST/Aids vai abrir o ciclo de palestras abordando sobre o “Panorama da Aids em Alagoas”. Também serão apresentados os temas “Explanação sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas” e “Apresentação do Guia de Adolescentes e Jovens: Educação em pares”. Também faz parte da programação as oficinas “O que me dá prazer?” e “Tipos e efeitos das drogas no Sistema Nervoso Central”.
 

Primeira Edição © 2011