Relatório do IMA aponta redução para oito os trechos de praia impróprios para banho

Análise do IMA realizada no início da semana em 55 trechos de praia do litoral alagoano, apontou uma redução nos pontos considerados impróprios

20/04/2012 14:18

A- A+

Fran Ribeiro

compartilhar:

Segundo o relatório de balneabilidade das praias de Alagoas, divulgado na tarde desta sexta-feira (20) pelo instituto de Meio Ambiente (IMA), dos 55 trechos onde foram colhidas amostras, apenas oito pontos foram considerados impróprios para o acesso de banhistas.

As amostras foram coletadas de Piaçabuçu até Maragogi na segunda (16) e terça-feira (17). Houve uma redução em relação aos últimos dois relatórios apresentados pelo IMA. De dez trechos impróprios, esta semana apenas oito foram detectados.

Das análises feitas nos trechos que compreendem a faixa do litoral sul entre o Pontal do Peba até a Praia do Gunga, todos os onze pontos foram considerados próprios. Já na faixa que compreende a região metropolitana de Maceió, estão impróprios os trechos da Praia da Avenida, em frente as ruas Dias Cabral e Barão de Anadia; na Praia da Pajuçara entre a Avenida DR Antônio Gouveia com as ruas João Carneiro e Júlio Plech Filho; e no trecho de encontro com o Rio Pratagy, na Ponte da AL 101 norte. No litoral norte, os pontos impróprios são na Praia da Maragogi, na Foz do Rio Tatuamunha, Rio Salgado e em frente à Foz do Rio Persinunga.

As praias são consideradas impróprias para banho quando apresentam um valor superior a 2,5 mil Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL de água, ou quando não obedecem os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que considera um trecho próprio para banho quando o mesmo não ultrapassa o limite de mil NMP (Número mais provável) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100mL de água.
 

*com informações do IMA.

Primeira Edição © 2011