Vilela defende revisão das regras de refinanciamento de dívidas junto ao Governo Federal

A dívida de Alagoas com o Governo custa R$ 50 milhões por mês aos cofres do Estado

19/04/2012 14:01

A- A+

G1

compartilhar:

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela, defendeu a revisão das regras dos contratos de refinanciamento, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (19), sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Vilela foi um dos governadores presentes defenderam a revisão das regras dos contratos de refinanciamento das dívidas estaduais, firmadas entre os estados da federação e o governo federal na década de 90.

Os governadores participam de um grupo de trabalho que discute a situação de endividamento dos estados. O objetivo é fechar uma proposta de revisão dos contratos de refinanciamento das dívidas dos estados, que será apresentada ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo Teotonio, o governo federal está sendo "solidário" com este processo, com o objetivo de solucionar o problema.

"No interior de Alagoas, crianças morrem como moscas por tomar água poluída e o estado não tem condições de levar água para todos. Por isso, tem dificuldades para reduzir a mortalidade infantil. Também tem dificuldades para construir escolas, postos de saúde, postos policiais. E Alagoas tem um dos maiores índices de homicídio do Brasil e praticamente o mais baixo IDH do país. O estado é sangrado com R$ 50 milhões todos os meses [por conta da dívida com o governo]. Esses recursos não fazem sequer cócegas na União, mas fazem muita falta ao estado de Alagoas", declarou Vilela no Congresso Nacional.
 

Primeira Edição © 2011