Usar luvas e lavar bem as mãos evitam alergias a produtos de limpeza

Misturar substâncias na faxina pode dar coceira, manchas e vermelhidão. Especialistas dão dicas para arrumar a casa sem acidentes ou reações.

19/04/2012 12:46

A- A+

Bem Estar

compartilhar:

Quem lida muito com produtos de limpeza – donas de casa, diaristas ou qualquer outra pessoa que faz faxina com frequência – pode eventualmente desenvolver alguma alergia a produtos de limpeza. Pode ser desde um detergente ou sabão em pó até água sanitária e desinfetantes, entre outras substâncias.

Ao contato com esses compostos, o organismo de indivíduos mais sensíveis faz surgir irritações na pele, coceira, manchas, bolinhas vermelhas e lacrimejamento nos olhos, entre vários sintomas.

Segundo o toxicologista Sérgio Graff e a pediatra Ana Escobar, colocar luvas e higienizá-las antes e após o uso, lavar e secar bem as mãos depois da faxina e não misturar produtos ajudam muito a evitar reações alérgicas.

Os médicos também destacaram a importância de ler sempre o rótulo e explicaram o caminho que a alergia percorre no corpo humano. Além disso, eles deram dicas de primeiros socorros em casos de acidentes ao ingerir, inalar ou respingar nos olhos um produto de limpeza.

Usar máscaras para mexer com químicos não resolve, de acordo com os especialistas, pois essa barreira física só bloqueia elementos sólidos, ou seja, não tem eficácia sobre gases ou cheiros.

Como ocorre a alergia

Após usar um produto muitas vezes seguidas, o corpo o classifica como uma substância irritante. Quando isso acontece, o composto é absorvido por pequenos buraquinhos que existem na pele. Nessa hora, os glóbulos brancos (células de defesa no sangue) produzem anticorpos específicos para aquela substância.

Os anticorpos, então, atacam o elemento estranho e o carregam para células (mastócitos) que ficam no sangue e funcionam como uma "caçamba", retirando os inimigos.

Quando os mastócitos são ativados, liberam histamina, substância que provoca reações no corpo. Imediatamente, a região atingida começa a coçar. O coração se acelera, as vias aéreas se estreitam e o ar passa com mais dificuldade. Além disso, o intestino se contrai para tentar eliminar os alérgenos.

Em casos de alergia muito intensa, a substância pode provocar um choque anafilático, ou seja, uma reação muito mais forte e generalizada, capaz de levar à morte. Podem aparecer manchas vermelhas na pele, parte do corpo ficar inchada e até fechar a glote, dificultando a respiração.

Dicas de primeiros socorros

- Se o produto foi ingerido: Não provoque vômito. No retorno do líquido, ele pode machucar o esôfago e a garganta. Também não dê nada para a pessoa comer ou beber se ela estiver inconsciente. Leve-a ao hospital imediatamente.

- Se respingou nos olhos: Lave bem os olhos com água fria e corrente. Evite pôr objetos ou aplicar outros produtos, como sabonete e xampu. Apenas lave bem com água corrente.

- Se foi inalado: Caso passe mal após sentir o cheiro da substância, vá para um local aberto.

- Se houver choque anafilático: Chame o socorro imediatamente ou leve a pessoa para o hospital.

Antialérgicos

Os remédios antialérgicos funcionam como bloqueadores dos mastócitos, impedindo que a histamina seja liberada e, consequentemente, o produto cause uma reação em cadeia no corpo.

Além de comprimidos, a indústria farmacêutica já fabrica medicamentos em forma de spray nasal e gotas para os olhos. Em todos os casos, o uso deve ser prescrito pelo médico.

Não compre nem use

- Produtos de limpeza vendidos por ambulantes em carros, peruas e caminhões

- Produtos vendidos em garrafas de refrigerante e outras bebidas

- Produtos que não tenham data de fabricação, prazo de validade e número do lote

- Produtos cujas embalagens pareçam ter sido abertas, estejam amassadas, enferrujadas, estufadas, rasgadas ou furadas

- Produtos que estejam em grandes volumes (barris ou tonéis) e que são passados para outra embalagem na hora da compra

Opções de luvas

Existem vários tipos de luvas que podem ser usados em faxinas, como de algodão, látex, nitrila e outros materiais.

A luva cirúrgica, por exemplo, não deve ser empregada na limpeza, porque pode se romper com facilidade. A recomendação dos médicos é lavar a luva antes de colocá-la e substituir o talco que vem nela por amido de milho, para reduzir o risco de alergia.

Primeira Edição © 2011