Fenaess: iniciativa abre caminho para o "Sistema S" do setor saúde

Hospitais, clínicas e laboratórios repassam R$ 150 milhões de reais/ano para o Sistema S, que reúne entidades como o Senac, Sesc e Senai

19/04/2012 06:42

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O vice-presidente da Fenaess (Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde) e presidente Sindhosp Pará, Breno Monteiro, considerou “fantástico” o projeto que prevê a criação de uma rede de ensino profissionalizante à distância proposta pelo presidente da entidade Humberto Gomes de Melo e aprovada na última sexta-feira na capital alagoana em encontro do Conselho Deliberativo.

Em sua opinião, a parceria entre a Fenaess e a Residência Saúde, empresa fundada e sediada em Maceió pelo professor Helio Laranjeiras, resolverá diversas demandas dos hospitais brasileiros, como a capacitação de auxiliares de enfermagem para se tornarem técnicos de enfermagem; a requalificação e atualização profissional por meio de cursos de pós-graduação; criação de pólos de educação nos sindicatos, aproximando entidades e hospitais; e, por fim, a viabilização de uma espécie de "Sistema S” do setor saúde.

“Hoje, os recursos da saúde vão para o Sistema S, vinculado ao comércio, e vem custeando cursos de corte de cabelos, vendas, hotelaria etc. Precisamos ter um "Sistema S” que atenda, de fato, às demandas das empresas que atuam no setor saúde”, acentuou o vice-presidente da Fenaess.

Questionado sobre as barreiras para tornar este projeto realidade, Breno Monteiro resumiu: “vencer o lobby da Confederação Nacional do Comercio (CNC) e convencer o Congresso Nacional do papel social da Fenaess e seus sindicatos”.

Segundo o executivo, os hospitais, clínicas e laboratórios brasileiros repassam para o Sistema S (que reúne entidades como o Senac, Sesc, Senai e Sebrae) valores que alcançam a cifra de R$ 150 milhões de reais/ano. “A ferramenta de ensino será mais um argumento para reforçar a reivindicação de um ‘Sistema S’ da saúde junto aos parlamentares”, finalizou.

“Além de termos uma ferramenta que permitirá qualificarmos melhor os profissionais dos hospitais vinculados aos sindicatos da Fenaess, poderemos demonstrar ao Congresso Nacional que temos uma estrutura moderna para criarmos um serviço nacional de aprendizagem da saúde”, sentenciou Antonio Magno de Sousa Borba, presidente do Sindhosp do Estado do Maranhão.

Primeira Edição © 2011