Ainda desconhecida em Alagoas, Acupuntura Animal ajuda no tratamento de várias doenças

Especialidade é muito desenvolvida no Sudeste do Brasil, mas pouco conhecida aqui no Nordeste. Dra. Carla Loureiro é a piorneira em Alagoas

19/04/2012 09:22

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

Acupuntura para animais, especialidade muito difundida em estados do Sudeste do Brasil, mas pouco conhecida no Nordeste, já chegou a Alagoas e o Primeira Edição foi em busca de mais informações sobre esse trabalho e os benefícios que a especialidade pode trazer para o tratamento de doenças e a melhora da qualidade de vida dos animais domésticos.

A pioneira nesse trabalho em Maceió é a médica veterinária Dra. Carla Loureiro, especializada na acupuntura animal. Segundo ela, o veterinário tem que ser igual a um médico de pessoas, sempre buscando especializações e foi dessa forma que ela conheceu a acupuntura animal e se apaixonou pela especialidade.

Jessica Pacheco“Eu conheci a minha especialidade em um congresso em São Paulo e me apaixonei. Lá a acupuntura é muito difundida, aqui no nordeste ainda não. Mas eu estudei, me aprofundei e hoje eu desconheço outro profissional nessa área aqui. Os médicos veterinários têm que buscar especializações para o bem dos próprios animais”, disse ela.

Acupuntura Animal

Segundo explicou a Dra. Carla Loureiro, conforme a literatura, a acupuntura animal surgiu primeiro em animais que eram utilizados para trabalho, como nos eqüinos e nos bovinos, e só anos depois os franceses adaptaram para os animais de pequeno porte, como cães e gatos, e atualmente a acupuntura é feita em qualquer tipo de animal.

“Os chineses preparavam os animais antes das batalhas, era uma forma de potencializar a sua ação e também contra as dores que os animais sentiam. Depois os franceses adaptarem para cães e gatos e hoje a acupuntura é feita em qualquer tipo de espécie, como cobras, lagartos, jacarés, animais de zoológicos. Em São Paulo a gente pode observa tudo isso que estou citando”, relatou a especialista.

Jessica PachecoPara a Loureiro, não há contra-indicações para o tratamento de acupuntura nos animais, basta que o profissional que irá executar a ação seja habilitado na questão. De acordo com ela, a acupuntura pode ser utilizada tanto como tratamento preventivo e desestressante, como no tratamento de patologias graves como a cinomose e doenças ósseas.

“A acupuntura pode ser utilizada de forma preventiva ou nas patologias. Na medicina veterinária a gente utiliza muitos nos distúrbios ósseo musculares, nas dermatites, nas atopias, nas viroses, cinomoses, nos distúrbios digestivos, ela trata muito bem vômito, diarréia, além de ter um excelente efeito analgésico”, explicou a médica veterinária.

De acordo com a Dra. Carla, os efeitos da acupuntura nos animais, muitas vezes, podem ser notados quase que de imediato após a aplicação.

O que muitos leigos devem se perguntar é se a aplicação das agulhas causam dor aos animais. Segundo esse ponto, a veterinária é enfática ao afirma que não há dor, o máximo que o animal chega a sentir é um choque leve e uma dormência no local, o que a especialidade chama de ‘de-Qi’.

Jessica Pacheco

“A acupuntura tem o objetivo de harmonizar o organismo, pois a doença nada mais é do que uma desordem”, finalizou.

Jessica PachecoAs sessões duram em media 20 minutos, onde o animal fica relaxado passando por eletro-estimuladores e recebendo massagens em pontos estratégicos. Segundo a médica veterinária, as sessões variam conforma a patologia do animal e também podem ser realizadas em domicílio ou na clínica veterinária, a depender do cliente.

Sobre os custos do tratamento, a Dra. Carla Loureiro explicou que não há um valor fechado, depende exclusivamente do tratamento clínico do animal e a quantidade de sessões pela qual o mesmo deve passar. Mas para a o público ter uma noção, a veterinária explicar que as sessões custam em média o mesmo valor que uma consulta veterinária comum.

Tratamento no poodle Romeo

Para conhecer mais sobre o tratamento, a médica veterinária Carla Loureiro convidou reportagem do Primeira Edição para assistir uma sessão de acupuntura em um cão poodle idoso que já vem realizando tratamento com a veterinária a alguns meses.

Com a permissão do dono do animal, o professor universitário Verter Paes, a médica explicou todo o caso clínico de Romeo e a evolução em sua qualidade de vida.

Jessica PachecoRomeo é um poodle de 14 anos que vinha há algum tempo com problemas sérios de saúde. Levado pelo dono a uma veterinária, um raio X comprovou o sofrimento do animal.

“Nós desconhecíamos que se tratava de um problema de coluna, pensávamos que fosse problema de estômago ou outra coisa assim. Nós levamos a veterinária que trata dele e, através de um raio x, ela diagnosticou os problemas dele e uma série de medicamentos foram recomendados”, explicou Verter. “Ele até apresentou uma melhora com os medicamentos, mas a veterinária nos sugeriu esse tratamento de acupuntura e pra falar a verdade eu nem sabia que existia”.

Segundo a Dra. Carla, o raio x detectou em Romeu uma displasia coxo-femoral, uma subluxação no joelho e outras lesões, como o espaçamento na coluna. Quando procurada, Dra. Carla pediu outra serie de exames e só então começou o tratamento de acupuntura. Para a especialista, a dor que o animal sentia era insuportável, diminuindo em muito a qualidade de vida de Romeo.

Jessica Pacheco

Em Romeo, foram realizadas 10 sessões de acupuntura e, de acordo com a veterinária, o animal já está recuperado, contudo, como não há contra-indicação, o dono do animal decidiu continuar as sessões como forma de prevenção.

“Hoje dá pra ver até na fisionomia do animal o aspecto de alívio causado pela acupuntura. Já no segundo dia de sessão, ele já saiu correndo, como ele fazia antigamente”, disse Verter. “Tratar bem dos animais é a única coisa que podemos fazer como agradecimento por todos os benefícios que eles nos proporcionam, por isso eu recomendo esse tratamento”, finalizou.

Serviço

Acupuntura Animal em Maceió

Dra. Carla Loureiro - Médica Veterinária e especialistas em acupuntura

Para mais informações, sobre o assunto, basta entrar em contato com a veterinária pelos números (82) 9671.0928, (82) 8829.4363, (82) 9148.8818. Ou através do email: acupunturavet@hotmail.com

Primeira Edição © 2011