Para Hillary, Dilma dá exemplo ao mundo

Secretária de Estado norte-americana diz que presidente tem ‘comprometimento com a luta contra corrupção'

18/04/2012 05:17

A- A+

Redação

compartilhar:

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, elogiou nesta terça a atitude da presidente Dilma Rousseff frente à corrupção em seu governo e afirmou que a brasileira “está estabelecendo um exemplo global”. “Não há melhor parceira que a presidente Dilma Rousseff. O comprometimento dela com a abertura, transparência, luta dela contra a corrupção e está estabelecendo um exemplo global”, afirmou Hillary, durante a abertura do primeiro encontro anual da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership), em Brasília.

Hillary ressaltou ainda a necessidade de participação da sociedade civil no controle da transparência dos governos. “A corrupção destrói o potencial de um país e a cura para corrupção é a abertura [de informações]”, disse.

Aproveitando os rasgados elogios, Dilma voltou a afirmar que seu governo não aceita a corrupção e listou iniciativas da sua gestão para dar mais transparência aos gastos. Ela não citou, porém, os ministros demitidos justamente por escândalos de desvios de conduta, a marca do seu primeiro ano à frente do Palácio do Planalto.

“Não teremos tolerância com nenhum malfeito. Quanto maior a transparência e mais efetivos os canais de interação, mais forte e justa a democracia”, insistiu.

A Parceria para Governo Aberto reúne 55 países que, ao aderir, se comprometem a realizar ações para ampliar a transparência de suas gestões e combater a corrupção. O encontro foi copresidido pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos.

Após o evento, o ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União, reclamou do prazo exíguo para a implementação da Lei de Acesso à Informação, que entra em vigor no dia 16 de maio. Ele admitiu que o governo federal não estará 100% pronto para disponibilizar as informações da forma como gostaria. Segundo ele, esse é um processo que será aperfeiçoado ao longo do tempo.

Primeira Edição © 2011