Eletrobras busca distribuir 50% do lucro a acionistas

18/04/2012 13:26

A- A+

Reuters

compartilhar:

A Eletrobras vai perseguir a meta de distribuição de 50 por cento do lucro em dividendos, embora isso ainda não seja uma política formalizada na empresa.

"Nós ainda não temos uma política de dividendos definida... Mas estamos perseguindo a meta de colocar o 'payout' de 50 por cento", disse o diretor de Finanças e de Relações com Investidores da empresa, Armando Casado de Araújo, em teleconferência com analistas nesta quarta-feira.

A Eletrobras anunciou que vai distribuir 1,773 bilhão de reais em dividendos referentes ao ano de 2011, o que representa pouco menos de 50 por cento do lucro. A empresa já tinha distribuído percentual parecido do lucro de 2010, quando os dividendos totalizaram 1,124 bilhão de reais.

Casado de Araújo lembrou que embora a empresa busque manter a distribuição de dividendos, o intensivo programa de investimento da companhia pode, em determinado momento, alterar a remuneração dos acionistas.

A empresa pretende continuar investindo na expansão, também por meio de participação em leilões, segundo o diretor, e avalia cenários diversos de redução da alavancagem e suporte das intenções de crescimento em seu plano de negócios.

O executivo lembrou que o plano ainda não foi divulgado diante da indefinição sobre as concessões do setor elétrico que vencem a partir de 2015, decisão que o governo ainda não tomou e que é esperada pelo mercado para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

"Vamos trabalhar com uma solução onde a Eletrobras não deixe de participar dos investimentos do setor elétrico, principalmente aqueles voltados para a agregação física... Estamos discutindo a rentabilidade dos nossos negócios, as condições em que a gente entrará nos próximos investimentos", disse.

Casado de Araújo reafirmou que acredita que as concessões serão renovadas, embora o governo ainda não tenha anunciado a decisão.

DISTRIBUIÇÃO

O plano de negócios no qual a Eletrobras está trabalhando também foca na busca da eficiência operacional das empresas controladas, com destaque para as de distribuição de energia.

Segundo ele, as distribuidoras já demonstram melhora nos resultados e estão se consolidando, ao irem sendo interligadas ao sistema elétrico nacional.

As distribuidoras no Amazonas, Alagoas, Rondônia, Roraima e Piauí tiveram um prejuízo de 931 milhões de reais em 2011, uma redução ante o prejuízo de 1,6 bilhão de reais em 2010. A receita operacional dessas empresas passou de 3,9 bilhões de reais em 2010 para quase 4,1 bilhões de reais em 2011.

O diretor da Eletrobras disse ainda que o próximo passo na operação de aquisição de 51 por cento na distribuidora de energia goiana Celg será a assinatura de documentos que deve ocorrer nos próximos dias.

"Com esses instrumentos cria-se o Conselho de Administração da Celg D", disse ele, ao completar que também serão eleitos os diretores que irão liderar a companhia. Atualmente, a empresa conta com uma diretoria de transição.

Casado de Araújo espera que a conclusão total da operação envolvendo a Celg ocorra no segundo semestre.

Primeira Edição © 2011