CPI do Cachoeira será criada nesta quinta, diz Rose de Freitas

Segundo vice-presidente do Congresso, assinaturas foram conferidas. Comissão vai investigar elo de bicheiro com agentes públicos e privados.

18/04/2012 13:46

A- A+

G1

compartilhar:

A presidente em exercício do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), confirmou na tarde desta quarta-feira (18) que a leitura do requerimento para ciação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que irá investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e empresários será feita às 10h30 desta quinta (19).

A confirmação ocorreu após encontro entre Rose de Freitas e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Antes, ela havia se encontrado com líderes partidários. Ela afirmou também que todas as assinaturas necessárias para a criação da CPI foram conferidas.

“Marcamos para amanhã às 10h30 a convocação do Congresso. Já foi feita a conferência das assinaturas, falamos com todos os líderes. Esse é o entendimento. Que amanhã às 10h30 será feita a leitura da CPMI”, afirmou Rose de Freitas.

Rose de Freitas é vice-presidente da Câmara e do Congresso e será responsável pela instalação da CPI em razão da licença médica do presidente do Senado e do Congresso, José Sarney, que está internado em São Paulo.

De acordo com a vice-presidente do Congresso, foram coletadas 67 assinaturas de senadores até o momento e 362 de deputados. Eram necessárias, no mínimo, 27 assinaturas no Senado e 171 na Câmara. Ela afirmou que espera o comparecimento da maioria dos deputados e senadores na sessão que terá a leitura do requerimento de criação da CPI.

“Espero quer todos compareçam. Eles sabem que para que a sessão seja realizada e a leitura seja feita é necessário quórum. Não acredito que eles façam todo esse esforço para que amanhã não compareçam”, disse.

Segundo Rose de Freitas, os partidos terão até a próxima terça (24) para indicar os membros da comissão - 15 deputados e 15 senadores. Ela afirmou que os trabalhos da CPI devem ter início um dia depois da apresentação dos nomes, na quarta (25).

“Faço a leitura amanhã e dou o prazo até terça-feira para que todos os partidos indiquem os membros. Depois da indicação dos membros, devemos instalar, talvez no mesmo dia, ou na quarta-feira. Acredito que na quarta-feira seja melhor, instalamos a comissão e começamos os trabalhos.”

De acordo Rose de Freitas, a partir da leitura do requerimento nesta quinta, os parlamentares terão até a meia-noite para aderir ou retirar a assinatura.

Primeira Edição © 2011