Reunião de cuidadores da Saúde do Idoso apresenta experiência produtiva de usuária acamada

17/04/2012 14:58

A- A+

Secom

compartilhar:

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Proasi) promoveu mais um encontro do Grupo de Cuidadores do Serviço de Atendimento Domiciliar ao Idoso Acamado, reunindo os cerca de 80 participantes para compartilhar as experiências no cuidados com esses usuários em suas residências.

Neste último encontro mensal, a coordenação do Programa reuniu os cuidadores para comemorar o Dia Internacional da Mulher, fortalecendo a autoestima das mulheres que integram o grupo. Por meio de palestra, a psicóloga do Programa, Maria Aparecida Oliveira, ressaltou a importância de a mulher se manter sempre produtiva, em qualquer idade e, até mesmo, sob condições adversas, como problemas de saúde.

“Fizemos uma provocação, procurando intervir, de forma positiva, na melhoria do estado físico e mental das cuidadoras e das pessoas que estão sob sua responsabilidade nos domicílios, porque nosso trabalho aqui também é incentivar as pessoas a acreditarem na sua capacidade de realização”, frisa Maria Aparecida.

Um dos pontos altos do encontro foi a exposição dos trabalhos artesanais confeccionados pela usuária Ana Maria da Conceição, que foi estimulada pela psicóloga a criar peças para uma mostra, após lhe dar uma bolsa de fuxico de presente de final de ano. Superando as dificuldades da doença, que lhe causa grandes problemas de mobilidade e locomoção, dona Ana Maria ganhou novo ânimo ao assumir a responsabilidade.

“Ao compartilhar com o grupo a experiência que a oportunidade lhe proporcionou, a usuária falou não só sobre como teve sua autoestima melhorada, mas também a relação com a filha Jaciane, sua cuidadora, que esteve ainda mais ao seu lado durante todo o processo de confecção das peças artesanais”, afirma Maria Aparecida.

Criado pelo Proasi com o objetivo de orientar e capacitar os responsáveis pelo auxílio aos pacientes idosos acamados em sua própria residência, o grupo de cuidadores participa de atividades que têm como base o Guia Prático do Cuidador, do Ministério da Saúde. As palestras mensais, por exemplo, são sempre direcionadas à melhoria do bem estar e da qualidade de vida desses pacientes e costumam ser fundamentadas em sugestões e necessidades do próprio grupo.

Em cada reunião mensal, o Programa também procura otimizar o tempo dos cuidadores fora do domicílio do idoso, disponibilizando também nesses encontros os insumos de curativo – monitorados de acordo com a necessidade de cada paciente – para que eles não precisem se ausentar novamente, deixando o idoso acamado mais uma vez sozinho na residência.

Primeira Edição © 2011