Obama tem 14 pts de vantagem sobre Romney entre mulheres

17/04/2012 12:53

A- A+

Reuters

compartilhar:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem uma vantagem de 14 pontos sobre o pré-candidato do Partido Republicano Mitt Romney entre os eleitores do sexo feminino, de acordo com pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira, depois de uma recente polêmica entre os partidos sobre o papel das mulheres na vida pública.

De acordo com a sondagem de intenção de voto para as eleições presidenciais de novembro, 51 por cento das eleitoras registradas preferem que o presidente, do Partido Democrata, seja reeleito, enquanto 37 por cento apoiam Romney, o mais provável candidato republicano.

A pesquisa foi realizada entre 12 e 15 de abril, depois que um analista democrata criticou na TV a mulher de Romney por ficar em casa cuidando dos cinco filhos em vez de ter um emprego fora de casa.

O comentário acabou conduzindo a um debate sobre o papel da mulher na sociedade. Os republicanos usaram o tema como uma evidência de que os democratas não valorizam as mães que preferem ser apenas donas de casa.

Após o debate, houve poucas mudanças no modo como as mulheres veem os dois candidatos. Uma pesquisa da Reuters/Ipsos feita no início de março mostrava que Romney tinha o apoio de 38 por cento das mulheres, apenas uma pequena diferença em relação à recente sondagem. Obama tinha então 54 por cento - 3 pontos percentuais a mais do que na nova pesquisa.

O levantamento desta semana também mostrou apoio de 47 por cento dos eleitores homens para Obama e de 43 por cento para Romney, enquanto na pesquisa anterior os percentuais eram de 50 por cento e 43 por cento, respectivamente.

Primeira Edição © 2011